Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Alane Medeiros | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alane Medeiros. “É um monstro grande, pisa forte”: um estudo sobre a precarização do trabalho docente. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema a precarização do trabalho docente. Com objetivo de
investigar como este fenômeno é abordado em trabalhos acadêmicos. Para tanto, foi
feita uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Com essa finalidade, foram
selecionadas quatro teses e sete dissertações disponíveis no banco de dados:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. Para selecionar pesquisas mais
atuais, o recorte temporal foi delimitado aos últimos 5 anos. Os trabalhos apontaram
o neoliberalismo como o fator que determina a precariedade do trabalho docente na
contemporaneidade, causando intensificação do trabalho, maior controle e cobrança
a categoria docente. Esse processo de precarização inicia-se a partir de 1970 a nível
global e 1990 começa a ser implementado no Brasil. Encontrando sua síntese entre
os anos 2016 e 2017 a partir dos marcos formais da aprovação da EC n° 95/2016 -
Emenda constitucional do Teto de Gastos Públicos; da Lei 13.467/2017 - Reforma
trabalhista; da Lei nº 13.429/2017 - Lei de terceirização, e mais recente EC n°
103/2019 - Reforma da Previdência. Entre as consequências verifica-se a diminuição
da contratação de professores efetivos e o aumento da contratação de professores
temporários, com menos garantias e diretos. As reflexões desenvolvidas ao longo
deste estudo permitiram a compreensão de como ocorre a precarização do trabalho
docente e uma análise crítica das condições materiais as quais os docentes estão
sujeitados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - precarização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.title | “É um monstro grande, pisa forte” : um estudo sobre a precarização do trabalho docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T17:30:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T17:30:01Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37383 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research has as its theme the precariousness of teaching work. The main
objective was to investigate how this phenomenon has appeared in academic papers.
To this end, we proceed with bibliographical research with a qualitative approach. We
selected four theses and seven dissertations in the database: Digital Library of Theses
and Dissertations – BDTD. To select more current research, the time frame was
delimited to the last 5 years. The studies pointed to neoliberalism as the main factor in
the precariousness of teaching work conditions in contemporary times, causing the
intensification of work, greater control, and charging the teaching category. This
process of precariousness began in 1970 at a global level and 1990 began to be
implemented in Brazil. Finding its synthesis between the years 2016 and 2017 from
the formal milestones of the approval of EC No. 95/2016 - Constitutional Amendment
of the Public Expenditure Ceiling; Law 13.467/2017 - Labor Reform; Law No.
13,429/2017 - Outsourcing Law, and more recent EC No. 103/2019 - Pension Reform.
Among the consequences are a decrease in the hiring of permanent teachers and an
increase in the hiring of temporary teachers, with fewer guarantees and direct. The
reflections developed throughout this study allowed us to understand the degradation
of teachers' working conditions forms. The study also allowed us to analyze critically
the material working conditions in teaching. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|