Resumo: | A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico, entretanto, a
alfabetização vai além da escrita e da leitura, é um processo que possibilita a leitura de mundo
e um meio para chegar à cidadania, para isso, os símbolos, palavras e conceitos devem
apresentar-se com significado histórico para o estudante. O letramento é o processo que permite
a inserção do indivíduo na sociedade, que por meio da linguagem se constituiu e se desenvolveu
mediante a interação, a comunicação e a atuação sobre o meio. O cinema apresenta uma
linguagem própria, a linguagem cinematográfica, que vai ao encontro e diálogo com outras
linguagens. O cinema na escola oportuniza o aprendizado, a expressão de ideias, opiniões e
sensações, trazendo possibilidades de reflexão e aprendizado. Assim, a pesquisa teve como
objetivo geral contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças da Escola
Classe de Ceilândia, que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita, a partir da utilização
de elementos da linguagem cinematográfica. Para isso adotou-se uma abordagem qualitativa,
utilizando métodos de pesquisa de campo interventiva de natureza teórico-prática, a fim de
promover reflexão e compartilhar as experiências vivenciadas com as crianças em fase silábica,
em transição para o silábico-alfabético, do projeto interventivo da Escola Classe de Ceilândia,
a partir do curta-metragem “Meu nome é Maalum” (2021), atrelando atividades interventivas
de alfabetização com as linguagens do cinema. A utilização do cinema, atrelado ao processo de
alfabetização e letramento como uma ferramenta pedagógica, revelou-se eficaz para estimular
a imaginação, criatividade e a compreensão crítica das crianças, proporcionando uma
abordagem diferenciada, permitindo que os estudantes explorassem temas sociais, culturais e
éticos de maneira envolvente e crítica. |