Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.contributor.author | Belo, Shelda França | - |
dc.identifier.citation | BELO, Shelda França. Contribuições da linguagem cinematográfica no processo de alfabetização e letramento. 2023. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico, entretanto, a
alfabetização vai além da escrita e da leitura, é um processo que possibilita a leitura de mundo
e um meio para chegar à cidadania, para isso, os símbolos, palavras e conceitos devem
apresentar-se com significado histórico para o estudante. O letramento é o processo que permite
a inserção do indivíduo na sociedade, que por meio da linguagem se constituiu e se desenvolveu
mediante a interação, a comunicação e a atuação sobre o meio. O cinema apresenta uma
linguagem própria, a linguagem cinematográfica, que vai ao encontro e diálogo com outras
linguagens. O cinema na escola oportuniza o aprendizado, a expressão de ideias, opiniões e
sensações, trazendo possibilidades de reflexão e aprendizado. Assim, a pesquisa teve como
objetivo geral contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças da Escola
Classe de Ceilândia, que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita, a partir da utilização
de elementos da linguagem cinematográfica. Para isso adotou-se uma abordagem qualitativa,
utilizando métodos de pesquisa de campo interventiva de natureza teórico-prática, a fim de
promover reflexão e compartilhar as experiências vivenciadas com as crianças em fase silábica,
em transição para o silábico-alfabético, do projeto interventivo da Escola Classe de Ceilândia,
a partir do curta-metragem “Meu nome é Maalum” (2021), atrelando atividades interventivas
de alfabetização com as linguagens do cinema. A utilização do cinema, atrelado ao processo de
alfabetização e letramento como uma ferramenta pedagógica, revelou-se eficaz para estimular
a imaginação, criatividade e a compreensão crítica das crianças, proporcionando uma
abordagem diferenciada, permitindo que os estudantes explorassem temas sociais, culturais e
éticos de maneira envolvente e crítica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curta-metragem | pt_BR |
dc.title | Contribuições da linguagem cinematográfica no processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T15:20:10Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T15:20:10Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37382 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|