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Título: Educação financeira na perspectiva crítica
Autor(es): Alves, Rafaela dos Santos
Orientador(es): Vieira, Lygianne Batista
Assunto: Educação financeira
Consumismo
Consumo (Publicidade)
Data de apresentação: 11-Nov-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: ALVES, Rafaela dos Santos. Educação financeira na perspectiva crítica. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a Educação Financeira numa perspectiva crítica, considerando as orientações curriculares e as influências do mercado. Para tanto, buscamos a compreender os diferentes sentidos acerca da Educação Financeira; refletir sobre os discursos em torno do controle financeiro individual e dos impactos da publicidade nas crianças e jovens; apresentar aproximações teóricas da Matemática Financeira Crítica. Realizamos, portanto, um estudo teórico, escrito na forma de ensaio, acerca da literatura concernente a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica, bem como realizamos um estudo dos documentos curriculares oficiais. O estudo mostra que as normas e as orientações curriculares fazem referência a Educação Financeira, mas sem apresentar e/ou explicitar como isso deve ser feito e quais conteúdos devem ser tratado. Além disso, não abordam a perspectiva crítica, limitando-se, muitas vezes, apenas a Matemática Financeira. Verificamos também, o quanto as mídias influenciam o consumo irresponsável e o endividamento. Concluímos a necessidade de uma Educação Financeira que conscientize os/as estudantes acerca das questões socioeconômicas e, ao mesmo tempo, possibilite aplicar e desenvolver conceitos matemáticos (matemática financeira) que ajudem a entender melhor os problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos.
Abstract: This article aims to reflect on Financial Education from a critical perspective, considering curricular guidelines and market influences. To this end, we seek to understand the different meanings of Financial Education; reflect on the discourses surrounding individual financial control and the impacts of advertising on children and young people; present theoretical approaches to Critical Financial Mathematics. We therefore carried out a theoretical study, written in the form of an essay, about the literature concerning Financial Education and Critical Mathematics Education, as well as carrying out a study of official curricular documents. The study shows that the standards and curricular guidelines make reference to PE, but without presenting and/or explaining how this should be done and what content should be covered. Furthermore, we do not address the critical perspective, often limiting ourselves to just Financial Mathematics. We also verified how much the media influence irresponsible consumption and the individual. We conclude the need for Financial Education that makes students aware of socioeconomic issues and, at the same time, makes it possible to apply and develop mathematical concepts (financial mathematics) that help them to better understand social, political, environmental and economic problems.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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