Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Lygianne Batista | - |
dc.contributor.author | Alves, Rafaela dos Santos | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Rafaela dos Santos. Educação financeira na perspectiva crítica. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a Educação Financeira numa perspectiva
crítica, considerando as orientações curriculares e as influências do mercado. Para tanto,
buscamos a compreender os diferentes sentidos acerca da Educação Financeira; refletir sobre
os discursos em torno do controle financeiro individual e dos impactos da publicidade nas
crianças e jovens; apresentar aproximações teóricas da Matemática Financeira Crítica.
Realizamos, portanto, um estudo teórico, escrito na forma de ensaio, acerca da literatura
concernente a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica, bem como realizamos
um estudo dos documentos curriculares oficiais. O estudo mostra que as normas e as
orientações curriculares fazem referência a Educação Financeira, mas sem apresentar e/ou
explicitar como isso deve ser feito e quais conteúdos devem ser tratado. Além disso, não
abordam a perspectiva crítica, limitando-se, muitas vezes, apenas a Matemática Financeira.
Verificamos também, o quanto as mídias influenciam o consumo irresponsável e o
endividamento. Concluímos a necessidade de uma Educação Financeira que conscientize
os/as estudantes acerca das questões socioeconômicas e, ao mesmo tempo, possibilite aplicar
e desenvolver conceitos matemáticos (matemática financeira) que ajudem a entender melhor
os problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo (Publicidade) | pt_BR |
dc.title | Educação financeira na perspectiva crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T18:27:24Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T18:27:24Z | - |
dc.date.submitted | 2023-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37372 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to reflect on Financial Education from a critical perspective, considering
curricular guidelines and market influences. To this end, we seek to understand the different
meanings of Financial Education; reflect on the discourses surrounding individual financial
control and the impacts of advertising on children and young people; present theoretical
approaches to Critical Financial Mathematics. We therefore carried out a theoretical study,
written in the form of an essay, about the literature concerning Financial Education and
Critical Mathematics Education, as well as carrying out a study of official curricular
documents. The study shows that the standards and curricular guidelines make reference to
PE, but without presenting and/or explaining how this should be done and what content
should be covered. Furthermore, we do not address the critical perspective, often limiting
ourselves to just Financial Mathematics. We also verified how much the media influence
irresponsible consumption and the individual. We conclude the need for Financial Education
that makes students aware of socioeconomic issues and, at the same time, makes it possible to
apply and develop mathematical concepts (financial mathematics) that help them to better
understand social, political, environmental and economic problems. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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