Título: | Geografia em ação : a importância das noções de geografia para o conhecimento das crianças |
Autor(es): | Lopes, Ludmyla Caldas |
Orientador(es): | Fernandes, Maria Lidia Bueno |
Assunto: | Geografia (Ensino fundamental) Educação infantil Distrito Federal (DF) - escolas públicas |
Data de apresentação: | 20-Jul-2023 |
Data de publicação: | 24-Jan-2024 |
Referência: | LOPES, Ludmyla Caldas. Geografia em ação: a importância das noções de geografia para o conhecimento das crianças. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Trabalhar as noções de geografia no âmbito da educação de crianças, é pode ser
muito importante para um bom desenvolvimento do conhecimento das mesmas. A
geografia e toda a sua contextualização envolvem, além de conteúdos que abordam a
parte física da natureza, como rios, solos, clima e paisagem, questões sociais e
realidades existentes, pois a geografia como campo do conhecimento que tem como
objeto de estudo o espaço, tem como papel fundamental fazer compreender a
espacialidade em que se encontram as crianças e proporcionar um melhor
entendimento do mundo. Nesse sentido, dentro dessa abordagem, o Currículo em
Movimento, documento que norteia a educação nas escolas públicas do Distrito
Federal e outros documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases e Base Comum
Curricular, são essenciais para um bom desenvolvimento da geografia nas instituições,
pois esses documentos abordam a questão de realidade em que estão inseridas as
crianças dessas etapas. Desta forma, o presente artigo, busca compreender como
esse campo do conhecimento tem adentrado o debate na educação das crianças nas
instituições públicas do Distrito Federal, de modo a conhecer a importância que tem
sido dada ao campo de conhecimento da geografia, bem como trazer à tona como a
geografia tem sido abordada em salas de aula, com que frequência, quais temas os
discentes costumam trazer e se o Currículo em Movimento tem sido levado em
consideração, de modo a sinalizar a realidade desse área de estudo nas escolas
públicas. Assim, o artigo tem como objetivo geral, avaliar se geografia tem contribuído
para as noções espaciais e geográficas das crianças, se ela tem sido abordada como
deveria e como é possível oferecer noções desse conhecimento para as crianças de
acordo com a realidade vivida pelos professores e alunos do Distrito Federal, tendo
como principais autores Tuan, Straforini, Claval, Freire e Lopes para fundamentação
teórica à temática proposta. Em síntese, o artigo, de forma a entender essas questões,
foi realizado com uma pesquisa bibliográfica, com caráter qualitativo, utilizando para
coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultados, temos fatos não muito
positivos, pois a realidade local não apresenta uma boa fundamentação da geografia
para a educação das crianças, muitas vezes nem mesmo tratam de forma específica
do tema em si, apenas tratam vagamente e junto a outras áreas de conhecimento, e
as vertentes do Currículo em Movimento são colocadas em pauta de acordo com os
recursos oferecidos para as escolas, o que mostra a necessidade de uma melhora na
educação espacial e da realidade das crianças da educação infantil e dos anos iniciais
do DF. |
Abstract: | Working the notions of geography in the context of children's education can be very
important for a good development of their knowledge. Geography and all its
contextualization involve, in addition to content that addresses the physical part of
nature, such as rivers, soils, climate and landscape, social issues and existing realities,
because geography as a field of knowledge that has space as its object of study, has
the fundamental role of making children understand the spatiality in which they find
themselves and provide a better understanding of the world. In this sense, within this
approach, the Currículo em Movimento, document that guides the education in public
schools of the Federal District and other documents, such as the Law of Directives and
Bases and the Common Curricular Base, are essential for a good development of
geography in the institutions, because these documents address the issue of reality in
which the children of these stages are inserted. Thus, this article seeks to understand
how this field of knowledge has entered the debate in the education of children in
public institutions of the Federal District, in order to know the importance that has been
given to the field of knowledge of geography, as well as bring to light how geography
has been addressed in classrooms, how often, what topics students usually bring and
whether the Curriculum in Motion has been taken into consideration, in order to signal
the reality of this area of study in public schools. Thus, the general objective of the
article is to evaluate if geography has contributed to the spatial and geographical
notions of children, if it has been approached as it should and how it is possible to offer
notions of this knowledge to children according to the reality lived by teachers and
students of the Federal District, having as main authors Tuan, Straforini, Claval, Freire
and Lopes for theoretical basis to the proposed theme. In summary, the article, in order
to understand these issues, was carried out with a bibliographic research, with a
qualitative character, using for data collection the semi-structured interview. As a result,
we have not very positive facts, because the local reality does not present a good
foundation of geography for the education of children, many times, they do not even
deal specifically with the theme itself, they only deal vaguely and together with other
areas of knowledge, and the aspects of Currículo em Movimento are put on the agenda
according to the resources offered to the schools, which shows the need for an
improvement in spatial education and the reality of the children of early childhood
education and the initial years of the DF. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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