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Título: A formação continuada de gestores escolares do Distrito Federal no período de 2012 a 2018 : a avaliação dos gestores cursistas
Autor(es): Freire, Larissa Kenneth Martins
Orientador(es): Costa, Ana Sheila Fernandes
Assunto: Gestor escolar - formação continuada
Gestor escolar - competências
Gestão escolar democrática
Gestão escolar - Distrito Federal
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: FREIRE, Larissa Kenneth Martins. A formação continuada de gestores escolares do Distrito Federal no período de 2012 a 2018: a avaliação dos gestores cursistas. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho dá continuidade à pesquisa intitulada “A formação continuada de gestores escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal” que contou com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Objetivou analisar as avaliações realizadas pelos gestores cursistas dos cursos em gestão escolar desenvolvidos pela EAPE/SEEDF no período de 2012 a 2018. O estudo se caracteriza como de análise bibliográfica e documental e se debruçou sobre as avaliações presentes nas propostas de cursos de formação continuada ofertadas pela EAPE/SEEDF a gestores de escolas públicas. Utilizou, ainda, os dados de questionários respondidos por 86 gestores das 14 CRE-DF que participaram dos cursos. De modo geral, pudemos verificar que o curso contribuiu para a construção de uma gestão democrática e foi considerado satisfatório pelos cursistas, pois atendeu, em grande medida, às suas necessidades de formação. Entretanto, indicaram como elementos a serem mais bem trabalhados nos cursos a avaliação educacional, gestão de pessoas, PDAF, PDDE e verbas públicas o que reflete a ênfase em uma gestão gerencial imposta pelas políticas educacionais nos últimos anos.
Abstract: This work continues the research entitled “The continued training of school managers of the public educational network of the Federal District” which has been funded by the Research Support Foundation of the federal district (FAP-DF). It aimed to analyze the evaluations carried out by the course managers of the courses in school management developed by EAPE/SEEDF in the period 2012 to 2018. The study is characterized as a bibliographic and documentary analysis and looked at the evaluations present in the proposals of continuing training courses offered by EAPE/SEEDF to managers of public schools. It also used data from questionnaires answered by 86 managers of the 14 CRE-DF that participated in the courses. In general, we were able to verify that the course contributed to the construction of a democratic management and was considered satisfactory by the students, as it met, to a large extent, their training needs. However, they indicated as elements to be best worked in the courses the educational assessment, people management, PDAF, PDDE and public funds which reflects the emphasis on a managerial management imposed by educational policies in recent years.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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