Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Ana Sheila Fernandes | - |
dc.contributor.author | Freire, Larissa Kenneth Martins | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Larissa Kenneth Martins. A formação continuada de gestores escolares do Distrito Federal no período de 2012 a 2018: a avaliação dos gestores cursistas. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho dá continuidade à pesquisa intitulada “A formação continuada de
gestores escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal” que contou com financiamento
da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Objetivou analisar as
avaliações realizadas pelos gestores cursistas dos cursos em gestão escolar desenvolvidos pela
EAPE/SEEDF no período de 2012 a 2018. O estudo se caracteriza como de análise bibliográfica
e documental e se debruçou sobre as avaliações presentes nas propostas de cursos de formação
continuada ofertadas pela EAPE/SEEDF a gestores de escolas públicas. Utilizou, ainda, os
dados de questionários respondidos por 86 gestores das 14 CRE-DF que participaram dos
cursos. De modo geral, pudemos verificar que o curso contribuiu para a construção de uma
gestão democrática e foi considerado satisfatório pelos cursistas, pois atendeu, em grande
medida, às suas necessidades de formação. Entretanto, indicaram como elementos a serem mais
bem trabalhados nos cursos a avaliação educacional, gestão de pessoas, PDAF, PDDE e verbas
públicas o que reflete a ênfase em uma gestão gerencial imposta pelas políticas educacionais
nos últimos anos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestor escolar - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestor escolar - competências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar - Distrito Federal | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de gestores escolares do Distrito Federal no período de 2012 a 2018 : a avaliação dos gestores cursistas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T14:23:04Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T14:23:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37366 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work continues the research entitled “The continued training of school
managers of the public educational network of the Federal District” which has been funded by
the Research Support Foundation of the federal district (FAP-DF). It aimed to analyze the
evaluations carried out by the course managers of the courses in school management developed
by EAPE/SEEDF in the period 2012 to 2018. The study is characterized as a bibliographic and
documentary analysis and looked at the evaluations present in the proposals of continuing
training courses offered by EAPE/SEEDF to managers of public schools. It also used data from
questionnaires answered by 86 managers of the 14 CRE-DF that participated in the courses. In
general, we were able to verify that the course contributed to the construction of a democratic
management and was considered satisfactory by the students, as it met, to a large extent, their
training needs. However, they indicated as elements to be best worked in the courses the
educational assessment, people management, PDAF, PDDE and public funds which reflects the
emphasis on a managerial management imposed by educational policies in recent years. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|