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Título: Trabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal
Autor(es): Almeida, Gabriela Ribeiro de
Orientador(es): Bahniuk, Caroline
Assunto: Pedagogos - prática profissional
Trabalho - precarização
Distrito Federal (DF) - educação
Trabalho temporário
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: ALMEIDA, Gabriela Ribeiro de. Trabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda o trabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Buscou-se entender que questões sociais, políticas, legais e administrativas permeiam o trabalho docente temporário nas escolas públicas do DF. Utilizando revisão bibliográfica, analisaram-se as mudanças no mundo do trabalho no contexto do capitalismo contemporâneo e seus impactos no trabalho docente. Fez-se um resgate histórico da realidade econômica brasileira, e das peculiaridades do trabalho docente, conectando a realidade do país com a questão do professorado precariado. Verificaram-se os números de docentes efetivos e temporários na rede pública do DF atualmente e analisaram-se as garantias existentes para os profissionais contratados de maneira temporária. Finalmente, indicamos possíveis futuros cenários relativos ao corpo docente da rede.
Abstract: This study addresses the precariousness of the teaching work in public schools in the Federal District of Brazil (FD). We sought to understand what social, political, legal, and administrative issues permeate temporary teaching work in public schools in the FD. Through literature review, the changes in the world of work in the context of contemporary capitalism and its impacts on teaching work were analyzed. A historical overview of the Brazilian economic reality and the peculiarities of the teaching work was provided, connecting the country’s reality with the issue of precarious teaching. The numbers of permanent and temporary teachers in the public network of the FD were verified, and the guarantees for professionals hired on a temporary basis were analyzed. Finally, possible future scenarios related to the teaching staff of the network were indicated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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