Título: | Trabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Almeida, Gabriela Ribeiro de |
Orientador(es): | Bahniuk, Caroline |
Assunto: | Pedagogos - prática profissional Trabalho - precarização Distrito Federal (DF) - educação Trabalho temporário |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Jan-2024 |
Referência: | ALMEIDA, Gabriela Ribeiro de. Trabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho aborda o trabalho docente precarizado nas escolas da rede
pública do Distrito Federal. Buscou-se entender que questões sociais, políticas,
legais e administrativas permeiam o trabalho docente temporário nas escolas
públicas do DF. Utilizando revisão bibliográfica, analisaram-se as mudanças no
mundo do trabalho no contexto do capitalismo contemporâneo e seus impactos no
trabalho docente. Fez-se um resgate histórico da realidade econômica brasileira, e
das peculiaridades do trabalho docente, conectando a realidade do país com a
questão do professorado precariado. Verificaram-se os números de docentes
efetivos e temporários na rede pública do DF atualmente e analisaram-se as
garantias existentes para os profissionais contratados de maneira temporária.
Finalmente, indicamos possíveis futuros cenários relativos ao corpo docente da
rede. |
Abstract: | This study addresses the precariousness of the teaching work in public schools in the
Federal District of Brazil (FD). We sought to understand what social, political, legal,
and administrative issues permeate temporary teaching work in public schools in the
FD. Through literature review, the changes in the world of work in the context of
contemporary capitalism and its impacts on teaching work were analyzed. A
historical overview of the Brazilian economic reality and the peculiarities of the
teaching work was provided, connecting the country’s reality with the issue of
precarious teaching. The numbers of permanent and temporary teachers in the
public network of the FD were verified, and the guarantees for professionals hired on
a temporary basis were analyzed. Finally, possible future scenarios related to the
teaching staff of the network were indicated. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.