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dc.contributor.advisorBahniuk, Caroline-
dc.contributor.authorAlmeida, Gabriela Ribeiro de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Gabriela Ribeiro de. Trabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o trabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Buscou-se entender que questões sociais, políticas, legais e administrativas permeiam o trabalho docente temporário nas escolas públicas do DF. Utilizando revisão bibliográfica, analisaram-se as mudanças no mundo do trabalho no contexto do capitalismo contemporâneo e seus impactos no trabalho docente. Fez-se um resgate histórico da realidade econômica brasileira, e das peculiaridades do trabalho docente, conectando a realidade do país com a questão do professorado precariado. Verificaram-se os números de docentes efetivos e temporários na rede pública do DF atualmente e analisaram-se as garantias existentes para os profissionais contratados de maneira temporária. Finalmente, indicamos possíveis futuros cenários relativos ao corpo docente da rede.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - precarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho temporáriopt_BR
dc.titleTrabalho docente precarizado nas escolas da rede pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T12:24:09Z-
dc.date.available2024-01-24T12:24:09Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37364-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study addresses the precariousness of the teaching work in public schools in the Federal District of Brazil (FD). We sought to understand what social, political, legal, and administrative issues permeate temporary teaching work in public schools in the FD. Through literature review, the changes in the world of work in the context of contemporary capitalism and its impacts on teaching work were analyzed. A historical overview of the Brazilian economic reality and the peculiarities of the teaching work was provided, connecting the country’s reality with the issue of precarious teaching. The numbers of permanent and temporary teachers in the public network of the FD were verified, and the guarantees for professionals hired on a temporary basis were analyzed. Finally, possible future scenarios related to the teaching staff of the network were indicated.pt_BR
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