Título: | Colagem de memórias : reflexões através da graduação em pedagogia |
Autor(es): | Caram, Brenda Lee Paiva |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Pedagogia Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Colagem Arte e educação |
Data de apresentação: | 7-Dez-2023 |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Referência: | CARAM, Brenda Lee Paiva. Colagem de memórias: reflexões através da graduação em pedagogia. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de curso foi realizado em formato de ensaio acadêmico,
este tem por objetivo trazer reflexões sobre a jornada artística concomitante a formação em
pedagogia. Para tanto, partiu de uma contextualização sobre trabalhos artísticos
desenvolvidos durante a graduação para refletir sobre o cotidiano, foram selecionados 3 obras
para dialogar sobre a formação em pedagogia através de um olhar de final analógico; observase que a prática de elaborar arte com a técnica de colagem se retirou do campo digital, o auge
da manipulação de imagem, para uma técnica estreita e rigorosa em relação às características
analógicas de materiais previamente criados, sendo por maioria periódicos, como: revistas,
panfletos ou catálogos. No decorrer da jornada, uma linguagem artística foi expandida e
consolidada, aplicada em paralelo à educação superior em pedagogia, contudo os dois eixos
se entrelaçaram na questão do registro, resgate de lembranças e criando memória de
significados criados por essa dupla jornada. A partir da análise histórico-cultural, conclui-se
que as características de sensibilidade e empatia de um profissional de educação são de
extrema importância para atender as demandas educacionais da população brasileira, mas
isso deve ocorrer por meio de formações continuadas e/ou integradas à graduação, afinal,
para se apropriar da própria cultura, o sujeito precisa ser introduzido, exercitado, praticado e,
acima de tudo, ter vivências o levem a criar significado para a capacidade ativa de apreciar
as mais variadas linguagens que fazem a cultura brasileira. |
Abstract: | This final undergraduate thesis was conducted in the format of an academic
essay and aims to bring reflections on the artistic journey concurrent with the pedagogy
formation. To do so, it started with contextualization about artistic works developed
during graduation to reflect on everyday life. Three works were selected to dialogue
about pedagogy formation through an analogical final gaze. It is observed that the
practice of creating art using collage technique was drawn from the digital field,
characterized by maximum image manipulation, to a technique that is narrow and
rigorous in relation to the analogical characteristics of previously created materials,
mostly periodicals such as magazines, pamphlets, or catalogs. Throughout the journey,
an artistic language was expanded and consolidated, applied in parallel to higher
education in pedagogy. However, both axes intertwined in the issue of recording,
rescuing memories, and creating meaning from this dual journey. From the historicalcultural analysis, it is concluded that the qualities of sensitivity and empathy of an
education professional are of extreme importance to meet the educational demands of
the Brazilian population. Still, this should occur through continuous and/or integrated
education within the graduation. After all, to appropriate one's own culture, the individual
needs to be introduced, exercised, practiced, and, above all, have experiences that lead
them to create meaning for the active ability to appreciate the various languages that
constitute Brazilian culture. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.