Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrendaLeePaivaCaram_tcc.pdf990,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorCaram, Brenda Lee Paiva-
dc.identifier.citationCARAM, Brenda Lee Paiva. Colagem de memórias: reflexões através da graduação em pedagogia. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de curso foi realizado em formato de ensaio acadêmico, este tem por objetivo trazer reflexões sobre a jornada artística concomitante a formação em pedagogia. Para tanto, partiu de uma contextualização sobre trabalhos artísticos desenvolvidos durante a graduação para refletir sobre o cotidiano, foram selecionados 3 obras para dialogar sobre a formação em pedagogia através de um olhar de final analógico; observase que a prática de elaborar arte com a técnica de colagem se retirou do campo digital, o auge da manipulação de imagem, para uma técnica estreita e rigorosa em relação às características analógicas de materiais previamente criados, sendo por maioria periódicos, como: revistas, panfletos ou catálogos. No decorrer da jornada, uma linguagem artística foi expandida e consolidada, aplicada em paralelo à educação superior em pedagogia, contudo os dois eixos se entrelaçaram na questão do registro, resgate de lembranças e criando memória de significados criados por essa dupla jornada. A partir da análise histórico-cultural, conclui-se que as características de sensibilidade e empatia de um profissional de educação são de extrema importância para atender as demandas educacionais da população brasileira, mas isso deve ocorrer por meio de formações continuadas e/ou integradas à graduação, afinal, para se apropriar da própria cultura, o sujeito precisa ser introduzido, exercitado, praticado e, acima de tudo, ter vivências o levem a criar significado para a capacidade ativa de apreciar as mais variadas linguagens que fazem a cultura brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subject.keywordColagempt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.titleColagem de memórias : reflexões através da graduação em pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T15:33:31Z-
dc.date.available2024-01-23T15:33:31Z-
dc.date.submitted2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37353-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This final undergraduate thesis was conducted in the format of an academic essay and aims to bring reflections on the artistic journey concurrent with the pedagogy formation. To do so, it started with contextualization about artistic works developed during graduation to reflect on everyday life. Three works were selected to dialogue about pedagogy formation through an analogical final gaze. It is observed that the practice of creating art using collage technique was drawn from the digital field, characterized by maximum image manipulation, to a technique that is narrow and rigorous in relation to the analogical characteristics of previously created materials, mostly periodicals such as magazines, pamphlets, or catalogs. Throughout the journey, an artistic language was expanded and consolidated, applied in parallel to higher education in pedagogy. However, both axes intertwined in the issue of recording, rescuing memories, and creating meaning from this dual journey. From the historicalcultural analysis, it is concluded that the qualities of sensitivity and empathy of an education professional are of extreme importance to meet the educational demands of the Brazilian population. Still, this should occur through continuous and/or integrated education within the graduation. After all, to appropriate one's own culture, the individual needs to be introduced, exercised, practiced, and, above all, have experiences that lead them to create meaning for the active ability to appreciate the various languages that constitute Brazilian culture.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.