Título: | A atuação do pedagogo em espaços educativos não escolares : investigação em uma escola de governo |
Autor(es): | Alves, Ana Paula de Moura |
Orientador(es): | Silva, Caetana Juracy Rezende |
Assunto: | Educação Educação - espaços não formais Escolas públicas Educação profissional |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Referência: | ALVES, Ana Paula de Moura. A atuação do pedagogo em espaços educativos não escolares: investigação em uma escola de governo. 2023. 48 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este é um trabalho de conclusão de curso que tem como tema a atuação do
pedagogo em espaços educativos não escolares e como campo de investigação
uma escola de governo. Através da pesquisa objetivou-se compreender como a
formação em Pedagogia tem dialogado com a prática do pedagogo em espaços
educativos não escolares. Diante das formulações do trabalho foram desenvolvidos
objetivos específicos com a intenção de compreender o conceito de educação em
sentido amplo, os conceitos de educação não escolar e de espaços educativos não
escolares, identificar o que caracteriza uma escola de governo, analisar as
atribuições de profissionais que trabalham nesses espaços e as exigências
colocadas para estes em termos de formação e por fim identificar elementos do
curso de Pedagogia da FE/UnB acerca da atuação do pedagogo em contextos não
escolares. Para isso, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e um estudo
de campo a partir de entrevistas realizadas com profissionais atuantes na Escola
Nacional de Administração Pública - Enap. Os seguintes autores foram utilizados
como referencial teórico: Libâneo (1998), Saviani (2003; 2007), Brandão (1981),
Maciel (2020), Cattani e Ribeiro (2011), Severo (2003; 2017), Souza (2022),
Fernandes (2015), Severo e Zucchetti (2021), Kuenzer (2007; 2017), Silva (2020),
Silva e Carvalho (2017). Por meio das entrevistas realizadas foi possível
caracterizar o trabalho pedagógico na Enap, compreendendo algumas das
principais exigências para atuação do pedagogo nesses espaços. Depreende-se
que os conhecimentos exigidos, em sua maioria, são buscados pelos profissionais
em cursos de capacitação e aprendidos na experiência laboral. A discussão sobre
espaços educativos não escolares é incipiente no curso de Pedagogia, esse tema
emerge na prática de estágios obrigatórios e em disciplinas optativas, contudo, não
encontra-se aprofundamento durante a formação dos pedagogos. |
Abstract: | This is a course conclusion work whose theme is the role of the pedagogue in
non-school educational spaces and a government school as a field of investigation.
Through the research, the objective was to understand how the study of Pedagogy
has dialogued with the practice of the pedagogue in non-school educational spaces.
Given the work's formulations, specific objectives were developed with the intention
of understanding the concept of education in a broad sense, the concepts of
non-school education and non-school educational spaces, identifying what
characterizes a government school, analyzing the duties of professionals who work
in these spaces and the demands placed on them in terms of training and finally
identify elements of the FE/UnB Pedagogy course regarding the pedagogue's
performance in non-school contexts. For this, bibliographical and documentary
research and a field study were used based on interviews carried out with
professionals working at the National School of Public Administration - Enap. The
following authors were used as theoretical references: Libâneo (1998), Saviani
(2003; 2007), Brandão (1981), Maciel (2020), Cattani and Ribeiro (2011), Severo
(2003; 2017), Souza (2022), Fernandes (2015), Severo and Zucchetti (2021),
Kuenzer (2007; 2017), Silva (2020), Silva and Carvalho (2017). Through the
interviews carried out, it was possible to characterize the pedagogical work at Enap,
understanding some of the main requirements for the pedagogue to work in these
spaces. It appears that the majority of knowledge required is sought by professionals
in training courses and learned through work experience. The discussion about
non-school educational spaces is incipient in the Pedagogy course, this theme
emerges in the practice of mandatory internships and in optional subjects, however,
there is no deepening during the training of pedagogues. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.