Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaPaulaDeMouraAlves_tcc.pdf339,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Caetana Juracy Rezende-
dc.contributor.authorAlves, Ana Paula de Moura-
dc.identifier.citationALVES, Ana Paula de Moura. A atuação do pedagogo em espaços educativos não escolares: investigação em uma escola de governo. 2023. 48 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste é um trabalho de conclusão de curso que tem como tema a atuação do pedagogo em espaços educativos não escolares e como campo de investigação uma escola de governo. Através da pesquisa objetivou-se compreender como a formação em Pedagogia tem dialogado com a prática do pedagogo em espaços educativos não escolares. Diante das formulações do trabalho foram desenvolvidos objetivos específicos com a intenção de compreender o conceito de educação em sentido amplo, os conceitos de educação não escolar e de espaços educativos não escolares, identificar o que caracteriza uma escola de governo, analisar as atribuições de profissionais que trabalham nesses espaços e as exigências colocadas para estes em termos de formação e por fim identificar elementos do curso de Pedagogia da FE/UnB acerca da atuação do pedagogo em contextos não escolares. Para isso, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de campo a partir de entrevistas realizadas com profissionais atuantes na Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Os seguintes autores foram utilizados como referencial teórico: Libâneo (1998), Saviani (2003; 2007), Brandão (1981), Maciel (2020), Cattani e Ribeiro (2011), Severo (2003; 2017), Souza (2022), Fernandes (2015), Severo e Zucchetti (2021), Kuenzer (2007; 2017), Silva (2020), Silva e Carvalho (2017). Por meio das entrevistas realizadas foi possível caracterizar o trabalho pedagógico na Enap, compreendendo algumas das principais exigências para atuação do pedagogo nesses espaços. Depreende-se que os conhecimentos exigidos, em sua maioria, são buscados pelos profissionais em cursos de capacitação e aprendidos na experiência laboral. A discussão sobre espaços educativos não escolares é incipiente no curso de Pedagogia, esse tema emerge na prática de estágios obrigatórios e em disciplinas optativas, contudo, não encontra-se aprofundamento durante a formação dos pedagogos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - espaços não formaispt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo em espaços educativos não escolares : investigação em uma escola de governopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T14:15:55Z-
dc.date.available2024-01-23T14:15:55Z-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37352-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This is a course conclusion work whose theme is the role of the pedagogue in non-school educational spaces and a government school as a field of investigation. Through the research, the objective was to understand how the study of Pedagogy has dialogued with the practice of the pedagogue in non-school educational spaces. Given the work's formulations, specific objectives were developed with the intention of understanding the concept of education in a broad sense, the concepts of non-school education and non-school educational spaces, identifying what characterizes a government school, analyzing the duties of professionals who work in these spaces and the demands placed on them in terms of training and finally identify elements of the FE/UnB Pedagogy course regarding the pedagogue's performance in non-school contexts. For this, bibliographical and documentary research and a field study were used based on interviews carried out with professionals working at the National School of Public Administration - Enap. The following authors were used as theoretical references: Libâneo (1998), Saviani (2003; 2007), Brandão (1981), Maciel (2020), Cattani and Ribeiro (2011), Severo (2003; 2017), Souza (2022), Fernandes (2015), Severo and Zucchetti (2021), Kuenzer (2007; 2017), Silva (2020), Silva and Carvalho (2017). Through the interviews carried out, it was possible to characterize the pedagogical work at Enap, understanding some of the main requirements for the pedagogue to work in these spaces. It appears that the majority of knowledge required is sought by professionals in training courses and learned through work experience. The discussion about non-school educational spaces is incipient in the Pedagogy course, this theme emerges in the practice of mandatory internships and in optional subjects, however, there is no deepening during the training of pedagogues.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.