Título: | Capital cultural e letramento científico : uma perspectiva sociológica do ensino de ciências em seu estado da arte |
Autor(es): | Araújo, Ana Caroline da Silva |
Orientador(es): | Weller, Wivian |
Assunto: | Letramento científico Políticas públicas - cultura Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 8-Dez-2023 |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Referência: | ARAÚJO, Ana Caroline da Silva. Capital cultural e letramento científico: uma perspectiva sociológica do ensino de ciências em seu estado da arte 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão qualitativa de pesquisas sobre o capital cultural e
seu impacto no letramento científico, considerando 23 estudos com temas relacionados a esse
conceito, entre os anos 2011 e 2023. A partir da revisão sistemática de literatura, obteve-se com a
análise de conteúdo resultados que demonstraram o aumento de pesquisas na área evidenciado
pelo número de publicações sobre o tema nesse período, com predominância no ano de 2021. O
trabalho aponta as discussões teóricas e conceituais do assunto a partir de termos como
letramento científico e capital cultural. Permite considerar mais possibilidades de pesquisa e
aprofundamento na área, as políticas públicas em torno do ensino de ciência e da formação, além
das avaliações em larga escala como reguladoras do currículo. É inegável como as pesquisas vem
notificando como o letramento científico e a sua difusão precisam ser considerados em toda a
trajetória estudantil, quebrando os ciclos de conservação social e permitindo o avanço social. |
Abstract: | This article presents a qualitative review of research on cultural capital and its
impact on scientific literacy, considering 23 studies with themes related to this concept, between
the years 2011 and 2023. Based on the systematic literature review, the results obtained through
content analysis showed an increase in research in the area, as evidenced by the number of
publications on the subject in this period, with a predominance in the year 2021. The work points
to theoretical and conceptual discussions on the subject based on terms such as scientific literacy
and cultural capital. It allows us to consider more possibilities for research and in-depth study in
the area, public policies around science teaching and training, as well as large-scale assessments
as curriculum regulators. It is undeniable that research has shown how scientific literacy and its
dissemination need to be considered throughout the student's career, breaking the cycles of social
conservation and enabling social advancement. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.