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dc.contributor.advisorWeller, Wivian-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Caroline da Silva-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Caroline da Silva. Capital cultural e letramento científico: uma perspectiva sociológica do ensino de ciências em seu estado da arte 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma revisão qualitativa de pesquisas sobre o capital cultural e seu impacto no letramento científico, considerando 23 estudos com temas relacionados a esse conceito, entre os anos 2011 e 2023. A partir da revisão sistemática de literatura, obteve-se com a análise de conteúdo resultados que demonstraram o aumento de pesquisas na área evidenciado pelo número de publicações sobre o tema nesse período, com predominância no ano de 2021. O trabalho aponta as discussões teóricas e conceituais do assunto a partir de termos como letramento científico e capital cultural. Permite considerar mais possibilidades de pesquisa e aprofundamento na área, as políticas públicas em torno do ensino de ciência e da formação, além das avaliações em larga escala como reguladoras do currículo. É inegável como as pesquisas vem notificando como o letramento científico e a sua difusão precisam ser considerados em toda a trajetória estudantil, quebrando os ciclos de conservação social e permitindo o avanço social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramento científicopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - culturapt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleCapital cultural e letramento científico : uma perspectiva sociológica do ensino de ciências em seu estado da artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T13:51:26Z-
dc.date.available2024-01-23T13:51:26Z-
dc.date.submitted2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37351-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article presents a qualitative review of research on cultural capital and its impact on scientific literacy, considering 23 studies with themes related to this concept, between the years 2011 and 2023. Based on the systematic literature review, the results obtained through content analysis showed an increase in research in the area, as evidenced by the number of publications on the subject in this period, with a predominance in the year 2021. The work points to theoretical and conceptual discussions on the subject based on terms such as scientific literacy and cultural capital. It allows us to consider more possibilities for research and in-depth study in the area, public policies around science teaching and training, as well as large-scale assessments as curriculum regulators. It is undeniable that research has shown how scientific literacy and its dissemination need to be considered throughout the student's career, breaking the cycles of social conservation and enabling social advancement.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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