Título: | Transgredindo na comunidade educadora : resistências em caminhos entrecruzados |
Autor(es): | Silva Júnior, Flaésio Pereira da |
Orientador(es): | Silva, Ana Tereza Reis da |
Assunto: | Educação Educação emancipadora Educação inovadora |
Data de apresentação: | 24-Mai-2021 |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Referência: | SILVA JÚNIOR, Flaésio Pereira da. Transgredindo na comunidade educadora: resistências em caminhos entrecruzados. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente ensaio constitui uma reflexão teórica inspirada em experiências acadêmicas contra
hegemônicas que tive enquanto estudante-pesquisador no curso de graduação em Pedagogia da
Universidade de Brasília. O Projeto Semeando Ubuntu e outras experiências coletivas na universidade
me proporcionaram enxergar outros caminhos pedagógicos possíveis. Nesse sentido, a presente
narrativa é orientada pela perspectiva política de uma educação engajada, de um ensino transformador
e de uma pedagogia crítica que ginga e aflora os afetos e amores de sermos quem somos. Trata-se,
portanto, de uma educação que inspira Ubuntu e que reflete o mundo desde uma ética da prática
educativa e libertadora. |
Abstract: | This essay is a theoretical reflection inspired by academic experiences against hegemonic experiences
that I had as a student-researcher in the undergraduate course in Pedagogy at the University of
Brasília. The Semeando Ubuntu Project and other collective experiences at the university allowed me
to see other possible pedagogical paths. In this sense, this narrative is guided by the political
perspective of an engaged education, a transformative teaching and a critical pedagogy that swings
and touches on the affections and loves of being who we are. It is, therefore, an education that inspires
Ubuntu and reflects the world from an ethic of educational and liberating practice. |
Resumén: | Este ensayo es una reflexión teórica inspirada en las experiencias académicas frente a las experiencias
hegemónicas que tuve como estudiante-investigador en el curso de pregrado en Pedagogía de la
Universidad de Brasilia. El Proyecto Semeando Ubuntu y otras experiencias colectivas en la
universidad me permitieron ver otros caminos pedagógicos posibles. En este sentido, esta narrativa
está guiada por la perspectiva política de una educación comprometida, una enseñanza
transformadora y una pedagogía crítica que oscila y toca los afectos y amores de ser quienes somos.
Es, por tanto, una educación que inspira a Ubuntu y refleja el mundo desde una ética de práctica
educativa y liberadora. |
Résumé: | Cet essai est une réflexion théorique inspirée par des expériences académiques contre les expériences
hégémoniques que j'ai eues en tant qu'étudiant-chercheur dans le cours en Pédagogie à l'Université
de Brasilia. Le projet Semeando Ubuntu et d'autres expériences collectives à l'université m'ont permis
de voir d'autres voies pédagogiques possibles. Ce récit est guidé par la perspective politique d'une
éducation engagée, d'un enseignement transformateur et d'une pédagogie critique qui oscille et touche
les affections et les amours d'être qui nous sommes. C'est donc une éducation qui inspire Ubuntu et
reflète le monde à partir d'une éthique de pratique éducative et libératrice. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.