Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FlaesioPereiraDaSilvaJunior_tcc.pdf433,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Ana Tereza Reis da-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Flaésio Pereira da-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Flaésio Pereira da. Transgredindo na comunidade educadora: resistências em caminhos entrecruzados. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio constitui uma reflexão teórica inspirada em experiências acadêmicas contra hegemônicas que tive enquanto estudante-pesquisador no curso de graduação em Pedagogia da Universidade de Brasília. O Projeto Semeando Ubuntu e outras experiências coletivas na universidade me proporcionaram enxergar outros caminhos pedagógicos possíveis. Nesse sentido, a presente narrativa é orientada pela perspectiva política de uma educação engajada, de um ensino transformador e de uma pedagogia crítica que ginga e aflora os afetos e amores de sermos quem somos. Trata-se, portanto, de uma educação que inspira Ubuntu e que reflete o mundo desde uma ética da prática educativa e libertadora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação emancipadorapt_BR
dc.subject.keywordEducação inovadorapt_BR
dc.titleTransgredindo na comunidade educadora : resistências em caminhos entrecruzadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T12:51:18Z-
dc.date.available2024-01-23T12:51:18Z-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37350-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This essay is a theoretical reflection inspired by academic experiences against hegemonic experiences that I had as a student-researcher in the undergraduate course in Pedagogy at the University of Brasília. The Semeando Ubuntu Project and other collective experiences at the university allowed me to see other possible pedagogical paths. In this sense, this narrative is guided by the political perspective of an engaged education, a transformative teaching and a critical pedagogy that swings and touches on the affections and loves of being who we are. It is, therefore, an education that inspires Ubuntu and reflects the world from an ethic of educational and liberating practice.pt_BR
dc.description.abstract2Este ensayo es una reflexión teórica inspirada en las experiencias académicas frente a las experiencias hegemónicas que tuve como estudiante-investigador en el curso de pregrado en Pedagogía de la Universidad de Brasilia. El Proyecto Semeando Ubuntu y otras experiencias colectivas en la universidad me permitieron ver otros caminos pedagógicos posibles. En este sentido, esta narrativa está guiada por la perspectiva política de una educación comprometida, una enseñanza transformadora y una pedagogía crítica que oscila y toca los afectos y amores de ser quienes somos. Es, por tanto, una educación que inspira a Ubuntu y refleja el mundo desde una ética de práctica educativa y liberadora.pt_BR
dc.description.abstract3Cet essai est une réflexion théorique inspirée par des expériences académiques contre les expériences hégémoniques que j'ai eues en tant qu'étudiant-chercheur dans le cours en Pédagogie à l'Université de Brasilia. Le projet Semeando Ubuntu et d'autres expériences collectives à l'université m'ont permis de voir d'autres voies pédagogiques possibles. Ce récit est guidé par la perspective politique d'une éducation engagée, d'un enseignement transformateur et d'une pédagogie critique qui oscille et touche les affections et les amours d'être qui nous sommes. C'est donc une éducation qui inspire Ubuntu et reflète le monde à partir d'une éthique de pratique éducative et libératrice.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.