Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NicoleFerrazDaTrindade_tcc.pdf316,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de uma escola pública Waldorf no Distrito Federal
Autor(es): Trindade, Nicole Ferraz da
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Gestão escolar - Distrito Federal
Pedagogia Waldorf
Escolas públicas - gestão compartilhada
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 23-Jan-2024
Referência: TRINDADE, Nicole Ferraz da. A gestão de uma escola pública Waldorf no Distrito Federal. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esse artigo buscou retratar a realidade da gestão de uma escola pública do Distrito Federal que adotou a Pedagogia Waldorf, a fim de compreender como uma instituição pública tem funcionado através dessa metodologia diferenciada das outras escolas da rede e quais são suas contribuições para a área educacional pública do DF. A partir disso foi realizado um estudo exploratório por meio da análise de documentos como o PPP (Projeto Político Pedagógico), de entrevistas estruturadas com a equipe gestora e mães de alunos dessa escola e de observação realizada durante estágio em Gestão Escolar, que possibilitaram a compreensão de como a escola se organiza para a realização do trabalho pedagógico pela perspectiva Waldorf.. Observaram-se fatores importantes nessa gestão, como: o princípio da autoadministração e a relação família-escola, pilares importantes para o bom funcionamento dessa instituição. Dessa forma, foi possível concluir que ao alinhar os regimentos normativos com a autonomia da escola em aplicar a filosofia Waldorf, a escola, ao mesmo tempo, atende aos princípios da gestão democrática. A relação família-escola torna-se fundamental para o sucesso dessa instituição de ensino como um todo, pois ao realizar uma gestão de maneira horizontal contribui para a humanização das relações e o foco principal que é o desenvolvimento integral dos estudantes. Por fim, esse trabalho apontou reflexões relevantes para estudos futuros: como a filosofia de educação se consolidará na escola? Ponto importante para reflexão sobre como a comunidade escolar se apropria dos princípios Waldorf e a sustentabilidade da proposta.
Abstract: This article sought to portray the reality of the management of a public school in the Federal District that adopted the Waldorf Pedagogy, in order to understand how a public institution has worked through this methodology different from other schools and what are its contributions to the public educational area of the DF. From this, an exploratory study was carried out through the analysis of guiding documents such as the PPP (Political Pedagogical Project), structured interviews with the management team and mothers of students at that school and observation carried out during an internship in School Management, which made it possible to understanding how this happens. Important factors were observed in this management, such as: the principle of self-administration and the family-school relationship, important pillars for the good functioning of this institution. In this way, it was possible to conclude that by aligning the normative regulations with the school's autonomy in applying the desired philosophy, they manage to carry out a democratic management. The family-school relationship, on the other hand, becomes fundamental for the success of this educational institution as a whole, because by carrying out horizontal management it contributes to the humanization of relationships and the main focus, which is the integral development of students. Finally, this work pointed out relevant reflections for future studies: how will the philosophy of education be consolidated in the school? An important point for reflection on how the school community appropriates the Waldorf principles and the sustainability of the proposal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.