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dc.contributor.advisorMoreira, Ana Maria de Albuquerque-
dc.contributor.authorTrindade, Nicole Ferraz da-
dc.identifier.citationTRINDADE, Nicole Ferraz da. A gestão de uma escola pública Waldorf no Distrito Federal. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo buscou retratar a realidade da gestão de uma escola pública do Distrito Federal que adotou a Pedagogia Waldorf, a fim de compreender como uma instituição pública tem funcionado através dessa metodologia diferenciada das outras escolas da rede e quais são suas contribuições para a área educacional pública do DF. A partir disso foi realizado um estudo exploratório por meio da análise de documentos como o PPP (Projeto Político Pedagógico), de entrevistas estruturadas com a equipe gestora e mães de alunos dessa escola e de observação realizada durante estágio em Gestão Escolar, que possibilitaram a compreensão de como a escola se organiza para a realização do trabalho pedagógico pela perspectiva Waldorf.. Observaram-se fatores importantes nessa gestão, como: o princípio da autoadministração e a relação família-escola, pilares importantes para o bom funcionamento dessa instituição. Dessa forma, foi possível concluir que ao alinhar os regimentos normativos com a autonomia da escola em aplicar a filosofia Waldorf, a escola, ao mesmo tempo, atende aos princípios da gestão democrática. A relação família-escola torna-se fundamental para o sucesso dessa instituição de ensino como um todo, pois ao realizar uma gestão de maneira horizontal contribui para a humanização das relações e o foco principal que é o desenvolvimento integral dos estudantes. Por fim, esse trabalho apontou reflexões relevantes para estudos futuros: como a filosofia de educação se consolidará na escola? Ponto importante para reflexão sobre como a comunidade escolar se apropria dos princípios Waldorf e a sustentabilidade da proposta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - gestão compartilhadapt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.titleA gestão de uma escola pública Waldorf no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T11:25:15Z-
dc.date.available2024-01-23T11:25:15Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37348-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This article sought to portray the reality of the management of a public school in the Federal District that adopted the Waldorf Pedagogy, in order to understand how a public institution has worked through this methodology different from other schools and what are its contributions to the public educational area of the DF. From this, an exploratory study was carried out through the analysis of guiding documents such as the PPP (Political Pedagogical Project), structured interviews with the management team and mothers of students at that school and observation carried out during an internship in School Management, which made it possible to understanding how this happens. Important factors were observed in this management, such as: the principle of self-administration and the family-school relationship, important pillars for the good functioning of this institution. In this way, it was possible to conclude that by aligning the normative regulations with the school's autonomy in applying the desired philosophy, they manage to carry out a democratic management. The family-school relationship, on the other hand, becomes fundamental for the success of this educational institution as a whole, because by carrying out horizontal management it contributes to the humanization of relationships and the main focus, which is the integral development of students. Finally, this work pointed out relevant reflections for future studies: how will the philosophy of education be consolidated in the school? An important point for reflection on how the school community appropriates the Waldorf principles and the sustainability of the proposal.pt_BR
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