Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MilenaFreireHerreroReis_tcc.pdf9,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lugar do corpo na escola : reflexões sobre suas influências e potencialidades em uma escola do Distrito Federal
Autor(es): Reis, Milena Freire Herrero Xavier
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Escolas
Escolas - laços afetivos
Corporalidade
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 25-Ago-2023
Data de publicação: 22-Jan-2024
Referência: REIS, Milena Freire Herrero Xavier. O lugar do corpo na escola: reflexões sobre suas influências e potencialidades em uma escola do Distrito Federal. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O corpo, seja seus aspectos físicos, afetivos, cognitivos ou sociais, é meio essencial da relação do ser com o outro e com o mundo. Apesar da escola se propor a trabalhar essas relações e formar integralmente seus estudantes, tem subestimado a relevância da dimensão corporal no aprendizado e suprime suas necessidades e potencialidades, como o desejo por movimento e o desenvolvimento da consciência e expressão corporal. Com objetivo de compreender qual o lugar do corpo nas escolas brasileiras, este trabalho traz uma revisão literária dos contextos históricos, filosóficos e políticos que influenciaram a perspectiva pedagógica nacional sobre a corporalidade, além de explicitar algumas alternativas para esse lugar, como pelos conceitos de corporeidade, complexidade e corpo ativo. A partir desta contextualização teórica, segue uma análise dos dados coletados em uma pesquisa exploratória participativa, feita durante um estágio numa escola pública regular do Distrito Federal em 2019. Conclui-se que essa escola se apoiava majoritariamente em uma concepção pedagógica tradicional, almejando utilidade, obediência, passividade e silêncio da carne, e que é desafiador transformar essa realidade. Apesar disso, são possíveis alternativas educacionais que questionem e reconsiderem o lugar do corpo na escola, prezando pela sua consciência e expressão, como demonstrou o projeto O Corpo Fala realizado ao final do estágio e pesquisa de campo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.