Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Kuchenbecker, Liège Gemelli | - |
dc.contributor.author | Reis, Milena Freire Herrero Xavier | - |
dc.identifier.citation | REIS, Milena Freire Herrero Xavier. O lugar do corpo na escola: reflexões sobre suas influências e potencialidades em uma escola do Distrito Federal. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O corpo, seja seus aspectos físicos, afetivos, cognitivos ou sociais, é meio essencial da relação
do ser com o outro e com o mundo. Apesar da escola se propor a trabalhar essas relações e
formar integralmente seus estudantes, tem subestimado a relevância da dimensão corporal no
aprendizado e suprime suas necessidades e potencialidades, como o desejo por movimento e o
desenvolvimento da consciência e expressão corporal. Com objetivo de compreender qual o
lugar do corpo nas escolas brasileiras, este trabalho traz uma revisão literária dos contextos
históricos, filosóficos e políticos que influenciaram a perspectiva pedagógica nacional sobre a
corporalidade, além de explicitar algumas alternativas para esse lugar, como pelos conceitos
de corporeidade, complexidade e corpo ativo. A partir desta contextualização teórica, segue
uma análise dos dados coletados em uma pesquisa exploratória participativa, feita durante um
estágio numa escola pública regular do Distrito Federal em 2019. Conclui-se que essa escola
se apoiava majoritariamente em uma concepção pedagógica tradicional, almejando utilidade,
obediência, passividade e silêncio da carne, e que é desafiador transformar essa realidade.
Apesar disso, são possíveis alternativas educacionais que questionem e reconsiderem o lugar
do corpo na escola, prezando pela sua consciência e expressão, como demonstrou o projeto O
Corpo Fala realizado ao final do estágio e pesquisa de campo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - laços afetivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | O lugar do corpo na escola : reflexões sobre suas influências e potencialidades em uma escola do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T18:30:40Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T18:30:40Z | - |
dc.date.submitted | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37345 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|