Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MilenaFreireHerreroReis_tcc.pdf9,17 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKuchenbecker, Liège Gemelli-
dc.contributor.authorReis, Milena Freire Herrero Xavier-
dc.identifier.citationREIS, Milena Freire Herrero Xavier. O lugar do corpo na escola: reflexões sobre suas influências e potencialidades em uma escola do Distrito Federal. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO corpo, seja seus aspectos físicos, afetivos, cognitivos ou sociais, é meio essencial da relação do ser com o outro e com o mundo. Apesar da escola se propor a trabalhar essas relações e formar integralmente seus estudantes, tem subestimado a relevância da dimensão corporal no aprendizado e suprime suas necessidades e potencialidades, como o desejo por movimento e o desenvolvimento da consciência e expressão corporal. Com objetivo de compreender qual o lugar do corpo nas escolas brasileiras, este trabalho traz uma revisão literária dos contextos históricos, filosóficos e políticos que influenciaram a perspectiva pedagógica nacional sobre a corporalidade, além de explicitar algumas alternativas para esse lugar, como pelos conceitos de corporeidade, complexidade e corpo ativo. A partir desta contextualização teórica, segue uma análise dos dados coletados em uma pesquisa exploratória participativa, feita durante um estágio numa escola pública regular do Distrito Federal em 2019. Conclui-se que essa escola se apoiava majoritariamente em uma concepção pedagógica tradicional, almejando utilidade, obediência, passividade e silêncio da carne, e que é desafiador transformar essa realidade. Apesar disso, são possíveis alternativas educacionais que questionem e reconsiderem o lugar do corpo na escola, prezando pela sua consciência e expressão, como demonstrou o projeto O Corpo Fala realizado ao final do estágio e pesquisa de campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas - laços afetivospt_BR
dc.subject.keywordCorporalidadept_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.titleO lugar do corpo na escola : reflexões sobre suas influências e potencialidades em uma escola do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T18:30:40Z-
dc.date.available2024-01-22T18:30:40Z-
dc.date.submitted2023-08-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37345-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.