Título: | Seguir trilhos ou abrir trilhas? reflexões sobre a importância do educador social a partir de uma experiência de estágio obrigatório |
Autor(es): | Barragana, Julia Leocádia Felice |
Orientador(es): | Munhoz, Silmara Carina Dornelas |
Assunto: | Educador social Educação - atores sociais Educação - espaços não formais Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 6-Set-2023 |
Data de publicação: | 22-Jan-2024 |
Referência: | BARRAGANA, Julia Leocádia Felice. Seguir trilhos ou abrir trilhas? reflexões sobre a importância do educador social a partir de uma experiência de estágio obrigatório. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir, por meio de uma experiência de estágio
obrigatório, sobre a educação social e a importância do pedagogo como educador social,
retratando assim, a relevância do estágio para formação do pedagogo, especificamente aqui, o
educador em espaços não escolares. Optou-se pela retomada dos registros realizados durante o
estágio em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, situado no Plano Piloto
do Distrito Federal. A instituição atende aproximadamente 130 crianças e adolescentes de seis
a dezessete anos do Distrito Federal e entorno. As situações aqui descritas e analisadas foram
retiradas da convivência diária e de diálogos não estruturados com os educadores, gestores,
crianças e adolescentes da instituição. O estudo proporcionou uma reflexão acerca das
relações entre educador social, sua atuação e sua importância para a construção de vínculos e
autonomia das crianças, além da riqueza dos ambientes socioassistenciais para formação de
um pedagogo sensível, mediador e acolhedor. |
Abstract: | The present work aims to think, through a mandatory internship experience, on social
education and the importance of the pedagogue as a social educator, describing the relevance
of the internship for the formation of the pedagogue, specifically here, the educator in nonschool environments. It was decided to write the memories made during the internship at a
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, located in the Plano Piloto of the
Federal District. The institution serves approximately 130 children and adolescents aged
between six and seventeen years in the Federal District and surroundings. The situations
described and analyzed here were taken from daily life and from non-structured dialogues
with the institution's educators, managers, children and adolescents. The study provided a
reflection on the connection between social educators, their expertise and relevance at
bonding and supporting children's autonomy, also the richness of social assistance
environments for the formation of a sensitive, mediating and welcoming educator. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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