Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaLeocadiaFeliceBarragana_tcc.pdf456,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMunhoz, Silmara Carina Dornelas-
dc.contributor.authorBarragana, Julia Leocádia Felice-
dc.identifier.citationBARRAGANA, Julia Leocádia Felice. Seguir trilhos ou abrir trilhas? reflexões sobre a importância do educador social a partir de uma experiência de estágio obrigatório. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir, por meio de uma experiência de estágio obrigatório, sobre a educação social e a importância do pedagogo como educador social, retratando assim, a relevância do estágio para formação do pedagogo, especificamente aqui, o educador em espaços não escolares. Optou-se pela retomada dos registros realizados durante o estágio em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, situado no Plano Piloto do Distrito Federal. A instituição atende aproximadamente 130 crianças e adolescentes de seis a dezessete anos do Distrito Federal e entorno. As situações aqui descritas e analisadas foram retiradas da convivência diária e de diálogos não estruturados com os educadores, gestores, crianças e adolescentes da instituição. O estudo proporcionou uma reflexão acerca das relações entre educador social, sua atuação e sua importância para a construção de vínculos e autonomia das crianças, além da riqueza dos ambientes socioassistenciais para formação de um pedagogo sensível, mediador e acolhedor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducador socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação - atores sociaispt_BR
dc.subject.keywordEducação - espaços não formaispt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.titleSeguir trilhos ou abrir trilhas? reflexões sobre a importância do educador social a partir de uma experiência de estágio obrigatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T17:36:13Z-
dc.date.available2024-01-22T17:36:13Z-
dc.date.submitted2023-09-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37342-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to think, through a mandatory internship experience, on social education and the importance of the pedagogue as a social educator, describing the relevance of the internship for the formation of the pedagogue, specifically here, the educator in nonschool environments. It was decided to write the memories made during the internship at a Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, located in the Plano Piloto of the Federal District. The institution serves approximately 130 children and adolescents aged between six and seventeen years in the Federal District and surroundings. The situations described and analyzed here were taken from daily life and from non-structured dialogues with the institution's educators, managers, children and adolescents. The study provided a reflection on the connection between social educators, their expertise and relevance at bonding and supporting children's autonomy, also the richness of social assistance environments for the formation of a sensitive, mediating and welcoming educator.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.