Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/37283
Título: | Os desafios vivenciados por professoras na transição de crianças da educação infantil para o ensino fundamental |
Autor(es): | Fernandes, Nandialla Maria Silva |
Orientador(es): | Pinto, Viviane Fernandes Faria |
Assunto: | Educação infantil Professoras Crianças |
Data de apresentação: | 11-Set-2023 |
Data de publicação: | 8-Jan-2024 |
Referência: | FERNANDES, Nandialla Maria Silva. Os desafios vivenciados por professoras na transição de crianças da educação infantil para o ensino fundamental. 2023. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa, de base qualitativa, aborda os desafios vivenciados por professoras na
transição de crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O trabalho
teve como objetivo geral identificar e compreender os desafios vivenciados pelas
professoras de um Jardim de Infância e de uma Escola Classe no processo de
transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para alcance
dos objetivos da pesquisa realizou-se um estudo de caso e foram utilizadas como
estratégias metodológicas, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a
realização de entrevistas semiestruturadas com uma professora de uma turma de
primeiro ano do Ensino Fundamental e com uma professora de uma turma de segundo
período da Educação Infantil de instituições públicas de Brasília. Os resultados da
pesquisa evidenciaram a importância de um planejamento colaborativo no processo
de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. |
Abstract: | This qualitative research addresses the challenges experienced by teachers in the
transition of children from Early Childhood Education to Elementary School. The
general objective of the work was to identify and understand the challenges
experienced by teachers in a Kindergarten and a Class School in the transition process
of children from Early Childhood Education to Elementary School. In order to reach the
research objectives, a case study was carried out and methodological strategies were
used, documental research, bibliographical research and semi-structured interviews
with a teacher of a first-year class of Elementary School and with a teacher of a second-
period class of Early Childhood Education at public institutions in Brasilia. The research
results showed the importance of collaborative planning in the transition process from
Early Childhood Education to Elementary Education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.