Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NandiallaMariaSilvaFernandes_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinto, Viviane Fernandes Faria-
dc.contributor.authorFernandes, Nandialla Maria Silva-
dc.identifier.citationFERNANDES, Nandialla Maria Silva. Os desafios vivenciados por professoras na transição de crianças da educação infantil para o ensino fundamental. 2023. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, de base qualitativa, aborda os desafios vivenciados por professoras na transição de crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo geral identificar e compreender os desafios vivenciados pelas professoras de um Jardim de Infância e de uma Escola Classe no processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para alcance dos objetivos da pesquisa realizou-se um estudo de caso e foram utilizadas como estratégias metodológicas, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com uma professora de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental e com uma professora de uma turma de segundo período da Educação Infantil de instituições públicas de Brasília. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de um planejamento colaborativo no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordProfessoraspt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.titleOs desafios vivenciados por professoras na transição de crianças da educação infantil para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T17:53:25Z-
dc.date.available2024-01-08T17:53:25Z-
dc.date.submitted2023-09-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37283-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This qualitative research addresses the challenges experienced by teachers in the transition of children from Early Childhood Education to Elementary School. The general objective of the work was to identify and understand the challenges experienced by teachers in a Kindergarten and a Class School in the transition process of children from Early Childhood Education to Elementary School. In order to reach the research objectives, a case study was carried out and methodological strategies were used, documental research, bibliographical research and semi-structured interviews with a teacher of a first-year class of Elementary School and with a teacher of a second- period class of Early Childhood Education at public institutions in Brasilia. The research results showed the importance of collaborative planning in the transition process from Early Childhood Education to Elementary Education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.