Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FernandaDeAraujoCampos_tcc.pdf416,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os impactos da pandemia da covid-19 e do ensino remoto no processo educativo
Autor(es): Campos, Fernanda de Araujo
Orientador(es): Silva, Daniela Barros Pontes e
Assunto: covid-19
Ensino e aprendizagem
Ensino remoto
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 28-Dez-2023
Referência: CAMPOS, Elaíne Costa. Os impactos da pandemia da covid-19 e do ensino remoto no processo educativo. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar os impactos da pandemia da COVID-19 no processo de ensino e aprendizagem de estudantes, e analisar quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes durante esse período. Para realizar essa investigação, foram entrevistados 31 professores da rede pública de ensino e da rede privada. Como procedimento metodológico adotou-se uma pesquisa baseada no levantamento de referência bibliográficas em livros, artigos científicos em base de dados, dentro da temática proposta, em diálogo com uma entrevista semiestruturada realizada com os professores que responderam ao questionário, com o objetivo de identificar os obstáculos e caminhos encontrados por estes profissionais no exercício docente durante o ensino remoto na pandemia.
Abstract: The purpose of this article is to investigate the impacts of the COVID-19 pandemic on the teaching and learning process of students, as well as to know the main difficulties were faced by teachers during this period. In this research 31 teachers from public and private school systems were interviewed. The methodological research procedure consisted in the application of survey, bibliographic search in books and scientific articles in databases, and semi-structured interviews with the teachers who answered the questionnaire. The objective is to identify the obstacles and paths encountered by these professionals of teaching practice during remote teaching throughout the pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.