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Título: Concepções de professores sobre estudantes com deficiência intelectual
Autor(es): Pereira, Yasmin Aparecida da Trindade
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: PEREIRA, Yasmin Aparecida da Trindade. Concepções de professores sobre estudantes com deficiência intelectual. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O estudo dessa pesquisa tem como fundamento as discussões acerca da Deficiência Intelectual (DI) e o olhar do professor em sala de aula diante os desafios enfrentados diariamente no trabalho com estudantes com essa condição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para iniciar, o texto busca autores que dialogam sobre a concepção histórica da deficiência intelectual, explicando a perspectiva histórica do conceito. Os aspectos legais também contribuem para trazer uma análise mais completa do tema. Além disso, o estudo irá se aprofundar nas discussões formadas em torno da teoria de Vygotsky, com base no seu livro: Fundamentos da Defectologia (1983). O presente trabalho tem como objetivo entender como os professores compreendem a deficiência intelectual dentro de sala de aula. Para a realização desta pesquisa, foi elaborado um questionário com um professor e uma professora da rede pública do Distrito Federal que atuam em sala de aula com crianças DI. As respostas a esse questionário serviram para compor a pesquisa trazendo reflexões sobre a temática e conclusões sobre os assuntos abordados.
Abstract: The study of this research is based on discussions about Intellectual Disability (ID) and the look of the teacher in the classroom on the challenges faced daily in working with students with this condition. This is a qualitative research and to begin with, the text seeks authors who discuss the historical conception of intellectual disability, explaining the historical perspective of the concept. The legal aspects also contribute to bring a more complete analysis of the subject. In addition, the study will delve into the discussions formed around Vygotsky’s theory, based on his book: fundamentals of Defectology (1983). This work aims to understand how teachers understand intellectual disability in the classroom. In order to carry out this research, a questionnaire was prepared with a male and female teacher from public schools in the Federal District who work in the classroom with DI children. The answers to this questionnaire served to compose the research bringing reflections on the theme and conclusions on the subjects addressed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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