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2023_YasminAparecidaTrindadePereira_tcc.pdf579,5 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorPereira, Yasmin Aparecida da Trindade-
dc.identifier.citationPEREIRA, Yasmin Aparecida da Trindade. Concepções de professores sobre estudantes com deficiência intelectual. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo dessa pesquisa tem como fundamento as discussões acerca da Deficiência Intelectual (DI) e o olhar do professor em sala de aula diante os desafios enfrentados diariamente no trabalho com estudantes com essa condição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para iniciar, o texto busca autores que dialogam sobre a concepção histórica da deficiência intelectual, explicando a perspectiva histórica do conceito. Os aspectos legais também contribuem para trazer uma análise mais completa do tema. Além disso, o estudo irá se aprofundar nas discussões formadas em torno da teoria de Vygotsky, com base no seu livro: Fundamentos da Defectologia (1983). O presente trabalho tem como objetivo entender como os professores compreendem a deficiência intelectual dentro de sala de aula. Para a realização desta pesquisa, foi elaborado um questionário com um professor e uma professora da rede pública do Distrito Federal que atuam em sala de aula com crianças DI. As respostas a esse questionário serviram para compor a pesquisa trazendo reflexões sobre a temática e conclusões sobre os assuntos abordados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleConcepções de professores sobre estudantes com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T18:14:20Z-
dc.date.available2023-12-22T18:14:20Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37200-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study of this research is based on discussions about Intellectual Disability (ID) and the look of the teacher in the classroom on the challenges faced daily in working with students with this condition. This is a qualitative research and to begin with, the text seeks authors who discuss the historical conception of intellectual disability, explaining the historical perspective of the concept. The legal aspects also contribute to bring a more complete analysis of the subject. In addition, the study will delve into the discussions formed around Vygotsky’s theory, based on his book: fundamentals of Defectology (1983). This work aims to understand how teachers understand intellectual disability in the classroom. In order to carry out this research, a questionnaire was prepared with a male and female teacher from public schools in the Federal District who work in the classroom with DI children. The answers to this questionnaire served to compose the research bringing reflections on the theme and conclusions on the subjects addressed.pt_BR
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