Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Yasmin Aparecida da Trindade | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Yasmin Aparecida da Trindade. Concepções de professores sobre estudantes com deficiência intelectual. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo dessa pesquisa tem como fundamento as discussões acerca da Deficiência Intelectual
(DI) e o olhar do professor em sala de aula diante os desafios enfrentados diariamente no
trabalho com estudantes com essa condição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para iniciar,
o texto busca autores que dialogam sobre a concepção histórica da deficiência intelectual,
explicando a perspectiva histórica do conceito. Os aspectos legais também contribuem para
trazer uma análise mais completa do tema. Além disso, o estudo irá se aprofundar nas
discussões formadas em torno da teoria de Vygotsky, com base no seu livro: Fundamentos da
Defectologia (1983). O presente trabalho tem como objetivo entender como os professores
compreendem a deficiência intelectual dentro de sala de aula. Para a realização desta pesquisa,
foi elaborado um questionário com um professor e uma professora da rede pública do Distrito
Federal que atuam em sala de aula com crianças DI. As respostas a esse questionário serviram
para compor a pesquisa trazendo reflexões sobre a temática e conclusões sobre os assuntos
abordados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Concepções de professores sobre estudantes com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T18:14:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T18:14:20Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37200 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study of this research is based on discussions about Intellectual Disability (ID) and the look
of the teacher in the classroom on the challenges faced daily in working with students with this
condition. This is a qualitative research and to begin with, the text seeks authors who discuss
the historical conception of intellectual disability, explaining the historical perspective of the
concept. The legal aspects also contribute to bring a more complete analysis of the subject. In
addition, the study will delve into the discussions formed around Vygotsky’s theory, based on
his book: fundamentals of Defectology (1983). This work aims to understand how teachers
understand intellectual disability in the classroom. In order to carry out this research, a
questionnaire was prepared with a male and female teacher from public schools in the Federal
District who work in the classroom with DI children. The answers to this questionnaire served
to compose the research bringing reflections on the theme and conclusions on the subjects
addressed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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