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Título: Ludicidade e subjetividade: o brincar como um caminho de criação e construção da aprendizagem infantil
Autor(es): Oliveira, Ana Carolina Alves de
Orientador(es): Goulart, Daniel Magalhães
Assunto: Aprendizagem
Infância
Ludicidade
Subjetividade
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: OLIVEIRA, Ana Carolina Alves de. Ludicidade e subjetividade: o brincar como um caminho de criação e construção da aprendizagem infantil. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia é resultado do Trabalho de Final de Curso em Pedagogia realizado na Universidade de Brasília. O trabalho desenvolveu-se como um estudo teórico tendo como objetivo enfatizar a importância da aprendizagem lúdica na educação infantil. Ao longo dos anos, vêm sendo produzidos estudos relevantes no campo da ludicidade para compreendermos qual é o papel do jogo e do brincar no processo de ensino-aprendizagem, como uma forma de valorização da cultura infantil, entendendo o desenvolvimento integral e humano da criança. Este trabalho dá especial ênfase à leitura desse tema a partir das contribuições da Teoria da Subjetividade numa abordagem histórico-cultural, desenvolvida por Fernando González Rey. Em articulação com esse referencial teórico, conclui-se que a ludicidade no processo de ensino- aprendizagem é uma via potente para promover o desenvolvimento subjetivo da criança, enquanto aborda de forma interativa e interessante para a criança as histórias vividas por elas no ambiente escolar e fora dele, favorecendo também a qualidade da aula e os processos de aprendizagem significativos. Para alcançar o objetivo da pesquisa, o texto estruturou-se nos seguintes tópicos: (1) Um recorte histórico da infância e a aprendizagem lúdica no Brasil, conforme desenvolvida na educação infantil; (2) A Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural e seus desdobramentos para pensar o desenvolvimento subjetivo na infância; (3) Articulações entre subjetividade e ludicidade na aprendizagem. O texto é finalizado com algumas considerações finais, que sintetizam ideias centrais elaboradas no trabalho, aventando possibilidades investigativas futuras.
Abstract: This monograph is the result of my final course work in Pedagogy at the University of Brasilia. The work was developed as a theoretical study with the aim of emphasizing the importance of playful learning in early childhood education. Over the years, relevant studies have been produced in the field of playfulness in order to understand the role of games and play in the teaching-learning process, as a way of valuing children's culture, understanding the integral and human development of the child. This work places special emphasis on reading this theme from the perspective of the contributions of the Theory of Subjectivity in a historical-cultural approach, developed by Fernando González Rey. In conjunction with this theoretical framework, it is concluded that playfulness in the teaching-learning process is a powerful way of promoting children's subjective development, as it addresses the stories they experience in and out of the school environment in an interactive and interesting way, while also favoring the quality of the classroom and meaningful learning processes. In order to achieve the aim of the research, the text is structured around the following topics: (1) A historical overview of childhood and playful learning in Brazil, as developed in early childhood education; (2) The Theory of Subjectivity from a cultural-historical perspective and its implications for thinking about subjective development in childhood; (3) Articulations between subjectivity and playfulness in learning. The text concludes with some final considerations, which summarize the central ideas elaborated in the work and suggest future research possibilities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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