Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Goulart, Daniel Magalhães | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Carolina Alves de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Carolina Alves de. Ludicidade e subjetividade: o brincar como um caminho de criação e construção da aprendizagem infantil. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia é resultado do Trabalho de Final de Curso em Pedagogia realizado na
Universidade de Brasília. O trabalho desenvolveu-se como um estudo teórico tendo como
objetivo enfatizar a importância da aprendizagem lúdica na educação infantil. Ao longo dos
anos, vêm sendo produzidos estudos relevantes no campo da ludicidade para compreendermos
qual é o papel do jogo e do brincar no processo de ensino-aprendizagem, como uma forma de
valorização da cultura infantil, entendendo o desenvolvimento integral e humano da criança.
Este trabalho dá especial ênfase à leitura desse tema a partir das contribuições da Teoria da
Subjetividade numa abordagem histórico-cultural, desenvolvida por Fernando González Rey.
Em articulação com esse referencial teórico, conclui-se que a ludicidade no processo de ensino-
aprendizagem é uma via potente para promover o desenvolvimento subjetivo da criança,
enquanto aborda de forma interativa e interessante para a criança as histórias vividas por elas
no ambiente escolar e fora dele, favorecendo também a qualidade da aula e os processos de
aprendizagem significativos. Para alcançar o objetivo da pesquisa, o texto estruturou-se nos
seguintes tópicos: (1) Um recorte histórico da infância e a aprendizagem lúdica no Brasil,
conforme desenvolvida na educação infantil; (2) A Teoria da Subjetividade em uma perspectiva
histórico-cultural e seus desdobramentos para pensar o desenvolvimento subjetivo na infância;
(3) Articulações entre subjetividade e ludicidade na aprendizagem. O texto é finalizado com
algumas considerações finais, que sintetizam ideias centrais elaboradas no trabalho, aventando
possibilidades investigativas futuras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | Ludicidade e subjetividade: o brincar como um caminho de criação e construção da aprendizagem infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T18:10:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T18:10:43Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37199 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph is the result of my final course work in Pedagogy at the University of Brasilia.
The work was developed as a theoretical study with the aim of emphasizing the importance of
playful learning in early childhood education. Over the years, relevant studies have been
produced in the field of playfulness in order to understand the role of games and play in the
teaching-learning process, as a way of valuing children's culture, understanding the integral and
human development of the child. This work places special emphasis on reading this theme from
the perspective of the contributions of the Theory of Subjectivity in a historical-cultural
approach, developed by Fernando González Rey. In conjunction with this theoretical
framework, it is concluded that playfulness in the teaching-learning process is a powerful way
of promoting children's subjective development, as it addresses the stories they experience in
and out of the school environment in an interactive and interesting way, while also favoring the
quality of the classroom and meaningful learning processes. In order to achieve the aim of the
research, the text is structured around the following topics: (1) A historical overview of
childhood and playful learning in Brazil, as developed in early childhood education; (2) The
Theory of Subjectivity from a cultural-historical perspective and its implications for thinking
about subjective development in childhood; (3) Articulations between subjectivity and
playfulness in learning. The text concludes with some final considerations, which summarize
the central ideas elaborated in the work and suggest future research possibilities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|