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Título: Coordenação pedagógica com espaço e tempo de formação continuada na Educação do Campo
Autor(es): Souza, Kássia Estelita Martins de
Oliveira, Lívia Gonçalves de
Orientador(es): Khidir, Kaled Sulaiman
Assunto: Educação rural
Coordenação pedagógica
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: SOUZA, Kássia Estelita Martins de; OLIVEIRA, Lívia Gonçalves de. Coordenação pedagógica com espaço e tempo de formação continuada na Educação do Campo. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo delineou-se a partir da questão problema “Como as escolas de Educação do Campo organizam o tempo e espaço da coordenação pedagógica, a fim de, contemplar as peculiaridades de sua constituição?” Portanto, objetiva-se neste estudo analisar sobre o tempo e espaço da coordenação pedagógica no contexto da educação do campo em uma escola da rede pública de ensino, anos iniciais, do Distrito Federal. O objetivo desta análise é refletir como o lócus da coordenação pedagógica coletiva é organizado e desenvolvido em prol das concepções e normatizações especificas da Educação do Campo. Neste movimento de análise e reflexão a fundamentação teórica elencada se estrutura em Caldart (2009, 2010) e Molina (2009) nas discussões sobre as concepções e organização da educação do campo; Saviani (2011) e Libâneo (2013) no que tange formação continuada e Placco e Almeida (2020) contemplando a coordenação pedagógica. Com esses autores buscamos compreender as singularidades da educação do campo bem como a utilização da coordenação pedagógica como lócus de formação continuada a fim de aproximar a prática docente de elementos que se aproximem de uma educação emancipadora na modalidade Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa se dará sobre a ótica do método crítico. Serão utilizados para a produção de dados: análise documental e grupo focal. A leitura e organização dos dados se respaldará no procedimento de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). O recorte do lócus e sujeitos são dez docentes de uma escola da rede pública de ensino de Educação do Campo. Evidenciou-se que as coordenações pedagógicas são organizadas de tal forma que não contemplam o caráter de estudo e pesquisa levando em consideração as singularidades da comunidade ao qual integra e apresenta expropriação do trabalho pedagógico na atuação dos docentes, equipe pedagógica e gestão. O presente estudo integra o curso Escola da Terra organizado e desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília e a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.
Abstract: This article was outlined from the problem question “How do Rural Education schools organize the time and space of pedagogical coordination, in order to contemplate the peculiarities of their constitution?” Therefore, the objective of this study is to analyze the time and space of pedagogical coordination in the context of rural education in a publicschool, in the early years, in the Federal District. The objective of this analysis is to reflect on how the locus of collective pedagogical coordination is organized and developed in favor of the specific conceptions and norms of Rural Education. In this movement of analysis and reflection, the theoretical foundation listed is structured in Caldart (2009, 2010) and Molina (2009) in discussions about the conceptions and organization of rural education; Saviani (2ana011) and Libâneo (2013) regarding continuing education and Placco e Almeida (2020) contemplating pedagogical coordination. With these authors, we seek to understand the singularities of rural education as well as the use of pedagogical coordination as a locus of continuing education in order to bring the teaching practice closer to elements that approach an emancipatory education in the field of Education. Therefore, the research will be based on the perspective of the critical method. Will be used for data production: document analysis and focus group. Reading and organizing the data will be based on the Meaning Nucleus procedure (AGUIAR; OZELLA, 2006). The clipping of the locus and subjects are ten teachers from a public school of Rural Education. It was evident that the pedagogical coordinations are organized in such a way that they do not contemplate the character of study and research, taking into account the singularities of the community to which it integrates and presents expropriation of the pedagogical work in the performance of the teachers, pedagogical team and management. The present study is part of the Escola da Terra course organized and developed in partnership with the University of Brasília and the Secretary of State and Education of the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
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