Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaKarolineAndradeDeFreitas_tcc.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Informalidade, gênero e relações raciais : uma confrontação do direito do trabalho a partir das revendedoras de cosméticos
Autor(es): Freitas, Ana Karoline Andrade de
Orientador(es): Wilson Roberto, Theodoro Filho
Assunto: Direito do trabalho
Direitos fundamentais trabalhistas
Mulheres negras
Cosméticos
Trabalho informal
Data de apresentação: 31-Out-2023
Data de publicação: 20-Nov-2023
Referência: FREITAS, Ana Karoline Andrade de. Informalidade, gênero e relações raciais: uma confrontação do direito do trabalho a partir das revendedoras de cosméticos. 2023. 403 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia pretende analisar, no âmbito do trabalho informal, o trabalho desenvolvido pelas revendedoras de cosméticos em uma das maiores empresas de cosméticos brasileiras, a Natura. A discussão utilizou como metodologia a análise documental, por meio do cotejo de acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho em 39 reclamações trabalhistas, em âmbito recursal, nas quais se discute a existência ou não de vínculo empregatício entre essas revendedoras e a empresa. Pretende-se discutir o potencial impacto de tais decisões em facilitar a precarização do trabalho e a manutenção do trabalho informal, de modo que se discutirá quais os limites e as origens da informalidade laboral no contexto brasileiro. Para isso, entende-se que as relações raciais e de gênero compõem um dos pontos de partida para a compreensão da construção da informalidade brasileira, e como se dá a manutenção da força de trabalho das mulheres negras nas trincheiras do capitalismo.
Abstract: This work aims to analyze, within the scope of informal work, the labor performed by cosmetic resellers in one of the largest Brazilian cosmetic companies, Natura. The discussion utilized document analysis as the methodology, comparing judgments from the Superior Labor Court in 39 labor claims that debate the establishment of an employment relationship between these resellers and the company. The objective is to discuss how these decisions can impact labor precarization and the maintenance of informal work, and to examine the limits and origins of informality in the Brazilian context. In this regard, we understand that racial and gender relations form the starting point for understanding the construction of Brazilian informality, and how the workforce of Black women is sustained within the trenches of capitalism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.