Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlexandryMoreiraAlvesPinto_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formalismo BRST, técnica da pinça e formalismo de Batalin-Vilkovisky na cromodinâmica quântica
Autor(es): Pinto, Alexandry Moreira Alves
Orientador(es): Melikyan, Arsen
Assunto: Teoria quântica
Física
Eletrodinâmica
Data de apresentação: 1-Fev-2023
Data de publicação: 27-Out-2023
Referência: PINTO, Alexandry Moreira Alves. Formalismo BRST, técnica da pinça e formalismo de Batalin-Vilkovisky na cromodinâmica quântica. 2023. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: É descrito campos invariantes por transformações de calibre e encontra-se que para quan tizar um campo de calibre não-Abeliano necessita-se de fixar um calibre no funcional geratriz e consequentemente introduz-se o formalismo BRST de quantização que tem como propriedade manifestar a covariância dos campos observáveis através de um opera dor BRST que é introduzido via noções de álgebra cohomologica e graduada. É observado que a constante de acoplamento que acopla o campo do gluôn (carregador bosônico de interação da cromodinâmica quântica) com o campo do quark se torna muito grande na região (de pequenas energia) infravermelha, consequentemente quebrando métodos per turbativos utilizados para descrever observáveis. É construído a técnica da Pinça (PT) que busca rearranjar os termos da série de Schwinger-Dyson (método não-perturbativo) para se obter funções de Green invariantes do esquema de fixação de calibre. Uma equivalência entre o método de campos de fundo (BFM), um método de se obter funções de Green que obedecem identidades do tipo Identidade de Ward (WI) da eletrodinâmica quântica, e PT é notado no calibre de Feynman. É introduzido os anticampos do formalismo de Batalin-Vilkovisky para em seguida obter identidades quânticas de fundo (BQI) que são identidades de Slavnov-Taylor relacionando campos, fantasmas, anticampos e campos de fundo. Usando a técnica da pinça é obtido a série de Schwinger-Dyson para o propagador do gluôn no BFM no calibre de Feynman e em seguido usa-se as BQI para truncar a série e garantir transversalidade de suas componentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.