Título: | Literatura na educação básica : um meio de ensinar a Língua Inglesa de forma significativa |
Autor(es): | Nascimento, Larissa Gomes |
Orientador(es): | Corrêa, Rachel Lourenço |
Assunto: | Língua inglesa - estudo e ensino Textos literários |
Data de apresentação: | 23-Fev-2023 |
Data de publicação: | 19-Out-2023 |
Referência: | NASCIMENTO, Larissa Gomes. Literatura na educação básica: um meio de ensinar a Língua Inglesa de
forma significativa. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente estudo objetivou investigar o uso da literatura nas aulas de Inglês como
meio para o ensino significativo da língua. Foi desenvolvido com a finalidade de
analisar as contribuições dos textos literários na aprendizagem da Língua Inglesa,
bem como a formação social do estudante, tendo em vista o raro uso de contos,
poemas, peças de teatro ou romances e, dessa forma, somente a utilização de
anúncios publicitários e textos opinativos e informativos, o que leva a desmotivação,
falta de recursos, ensino-aprendizagem em volta de regras gramaticais e,
finalmente, obstáculos ao trabalhar as quatro habilidades discursivas: escrita, fala,
escuta e leitura. Para tanto, examinaram-se dois casos concretos publicados
anteriormente, os quais se passaram em escolas regulares do ensino médio, que se
utilizaram de obras literárias para o ensino da língua. Realizou-se, dessa forma, uma
revisão de literatura, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem
qualitativa. Diante disso, verificou-se que o uso de obras literárias facilitou a
interação entre culturas, promoveu reflexões e discussões acerca dos cenários
conhecidos e de diferentes contextos, bem como o debate de questões pertinentes,
como o preconceito e o racismo, e o exercício da criatividade, por meio da escrita
criativa. O estudo permite a seguinte conclusão: o uso de textos literários pode ser
definido como uma possibilidade de ensino significativo, o qual consiste no estímulo
dos pensamentos crítico-reflexivo e criativo, além do desenvolvimento do senso de
interculturalidade, pelo qual o sujeito é encorajado a interagir com outras culturas e
utilizar o Inglês como Língua Franca, por onde consegue ter acesso ao mundo e
atuar criticamente perante a sociedade, formando-se, assim, um ser autônomo em
seu processo de aprendizagem. |
Abstract: | The present study aimed to investigate the use of literature in English classes as a
means to the meaningful teaching of the language. It was developed in order to
analyze the contributions of literary texts in the English learning process, including
the social formation of the student, taking into account the rare use of shorts stories,
poems, plays or novels and, thus, the exclusive use of advertisements and
informative and opinion texts, which leads to demotivation, lack of resources,
teaching-learning around grammatical rules and, finally, obstacles when working with
the four discursive skills: writing, speaking, listening and reading. This study
examined two previously published concrete cases that took place in regular high
schools in which literary works were used for language teaching. First, a literature
review was carried out, whose data were interpreted through a qualitative approach.
In addition, the study confirmed that the use of literary works facilitated the interaction
between cultures, promoted reflections and discussions about known scenarios and
different contexts, as well as the debate of pertinent issues, such as prejudice and
racism, and the exercise of creativity, through creative writing. The study concludes
that the use of literary texts can be defined as a possibility of meaningful teaching,
which consists of stimulating critical-reflective and creative thinking, in addition to
developing a sense of interculturality in which the individual is encouraged to interact
with other cultures and use English as a Lingua Franca, through which s/he can gain
access to the world and act critically in society, thus becoming an autonomous being
in his/her learning process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.