Título: | Experiências pedagógicas em tempos de pandemia e pós-pandemia |
Autor(es): | Oliveira, Tahise Cordeiro de |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Pandemia Ensino remoto Processo de ensino-aprendizagem |
Data de apresentação: | 10-Abr-2023 |
Data de publicação: | 18-Out-2023 |
Referência: | OLIVEIRA, Tahise Cordeiro de. Experiências pedagógicas em tempos de pandemia e pós-pandemia. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esse trabalho acadêmico tem como intuito refletir sobre questões de diferentes
sujeitos, contextos sociais e as experiências das salas virtuais em meio a pandemia.
Pretende com isso indicar tanto os desafios das instituições escolares, quanto os
desafios dos pais ao auxiliar seus filhos no aprendizado via internet. Enfim, os
impactos que o isolamento social no período pandêmico trouxe para os processos
sociais que ocorrem no ambiente escolar. Nesse intuito, pretende-se ainda
depreender o que podemos tirar como lição e em que devemos melhorar. O
procedimento metodológico utilizado foi principalmente a observação participativa,
em contextos diferentes: o primeiro relato se refere à uma escola de Educação
Infantil de um município da RIDE-DF; os outros três, às turmas de uma escola
particular do Plano Piloto em Brasília-DF, resultante de um estágio não obrigatório
do curso de Pedagogia. Portanto, a pesquisa realizada para integrar esse trabalho
foi desenvolvida ao longo dos semestres correspondentes aos componentes
curriculares: Projeto - Projetos Individualizados (PESPE) e Projeto 4, que
correspondem aos estágios e que contribuíram muito para a conclusão do trabalho.
Do conjunto das observações, foram escolhidos quatro episódios que expõem
minhas vivências pedagógicas registradas em um diário de pesquisa: o primeiro, um
contexto de ensino antes da pandemia; o segundo, no momento pandêmico; o
terceiro, no ensino híbrido; e o quarto, a volta às aulas presenciais. Durante o
trabalho empírico, sobressaíram os problemas causados pelo isolamento social e,
também, questões de características afetivas que interferiram na dinâmica das
relações sociais das salas de aula. Assim, buscou-se a compreensão, naquele
momento atípico, de ações pedagógicas para driblar os obstáculos e desafios das
adversidades que pudessem surgir e que impediam o caminhar tradicional do
processo educacional. Desta forma, o objetivo dos relatos de experiências foi refletir
e compreender o que pudemos apreender com as iniciativas para enfrentar os
problemas, solucionar os desafios no processo pedagógico e no desenvolvimento
educacional antes, durante e depois da pandemia do coronavírus. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.