Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Tahise Cordeiro de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tahise Cordeiro de. Experiências pedagógicas em tempos de pandemia e pós-pandemia. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho acadêmico tem como intuito refletir sobre questões de diferentes
sujeitos, contextos sociais e as experiências das salas virtuais em meio a pandemia.
Pretende com isso indicar tanto os desafios das instituições escolares, quanto os
desafios dos pais ao auxiliar seus filhos no aprendizado via internet. Enfim, os
impactos que o isolamento social no período pandêmico trouxe para os processos
sociais que ocorrem no ambiente escolar. Nesse intuito, pretende-se ainda
depreender o que podemos tirar como lição e em que devemos melhorar. O
procedimento metodológico utilizado foi principalmente a observação participativa,
em contextos diferentes: o primeiro relato se refere à uma escola de Educação
Infantil de um município da RIDE-DF; os outros três, às turmas de uma escola
particular do Plano Piloto em Brasília-DF, resultante de um estágio não obrigatório
do curso de Pedagogia. Portanto, a pesquisa realizada para integrar esse trabalho
foi desenvolvida ao longo dos semestres correspondentes aos componentes
curriculares: Projeto - Projetos Individualizados (PESPE) e Projeto 4, que
correspondem aos estágios e que contribuíram muito para a conclusão do trabalho.
Do conjunto das observações, foram escolhidos quatro episódios que expõem
minhas vivências pedagógicas registradas em um diário de pesquisa: o primeiro, um
contexto de ensino antes da pandemia; o segundo, no momento pandêmico; o
terceiro, no ensino híbrido; e o quarto, a volta às aulas presenciais. Durante o
trabalho empírico, sobressaíram os problemas causados pelo isolamento social e,
também, questões de características afetivas que interferiram na dinâmica das
relações sociais das salas de aula. Assim, buscou-se a compreensão, naquele
momento atípico, de ações pedagógicas para driblar os obstáculos e desafios das
adversidades que pudessem surgir e que impediam o caminhar tradicional do
processo educacional. Desta forma, o objetivo dos relatos de experiências foi refletir
e compreender o que pudemos apreender com as iniciativas para enfrentar os
problemas, solucionar os desafios no processo pedagógico e no desenvolvimento
educacional antes, durante e depois da pandemia do coronavírus. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Experiências pedagógicas em tempos de pandemia e pós-pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:17:17Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:17:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-04-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36500 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|