Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_TahiseCordeiroDeOliveira_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências pedagógicas em tempos de pandemia e pós-pandemia
Autor(es): Oliveira, Tahise Cordeiro de
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Pandemia
Ensino remoto
Processo de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 10-Abr-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: OLIVEIRA, Tahise Cordeiro de. Experiências pedagógicas em tempos de pandemia e pós-pandemia. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esse trabalho acadêmico tem como intuito refletir sobre questões de diferentes sujeitos, contextos sociais e as experiências das salas virtuais em meio a pandemia. Pretende com isso indicar tanto os desafios das instituições escolares, quanto os desafios dos pais ao auxiliar seus filhos no aprendizado via internet. Enfim, os impactos que o isolamento social no período pandêmico trouxe para os processos sociais que ocorrem no ambiente escolar. Nesse intuito, pretende-se ainda depreender o que podemos tirar como lição e em que devemos melhorar. O procedimento metodológico utilizado foi principalmente a observação participativa, em contextos diferentes: o primeiro relato se refere à uma escola de Educação Infantil de um município da RIDE-DF; os outros três, às turmas de uma escola particular do Plano Piloto em Brasília-DF, resultante de um estágio não obrigatório do curso de Pedagogia. Portanto, a pesquisa realizada para integrar esse trabalho foi desenvolvida ao longo dos semestres correspondentes aos componentes curriculares: Projeto - Projetos Individualizados (PESPE) e Projeto 4, que correspondem aos estágios e que contribuíram muito para a conclusão do trabalho. Do conjunto das observações, foram escolhidos quatro episódios que expõem minhas vivências pedagógicas registradas em um diário de pesquisa: o primeiro, um contexto de ensino antes da pandemia; o segundo, no momento pandêmico; o terceiro, no ensino híbrido; e o quarto, a volta às aulas presenciais. Durante o trabalho empírico, sobressaíram os problemas causados pelo isolamento social e, também, questões de características afetivas que interferiram na dinâmica das relações sociais das salas de aula. Assim, buscou-se a compreensão, naquele momento atípico, de ações pedagógicas para driblar os obstáculos e desafios das adversidades que pudessem surgir e que impediam o caminhar tradicional do processo educacional. Desta forma, o objetivo dos relatos de experiências foi refletir e compreender o que pudemos apreender com as iniciativas para enfrentar os problemas, solucionar os desafios no processo pedagógico e no desenvolvimento educacional antes, durante e depois da pandemia do coronavírus.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.