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Título: Educação ecomusical: onde música e meio ambiente se encontram
Autor(es): Lima, Letícia de Oliveira
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação musical
Educação ambiental
Educação Ambiental Crítica (EAC)
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: LIMA, Letícia de Oliveira. Educação ecomusical: onde música e meio ambiente se encontram. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este ensaio reflete sobre as relações e algumas concepções de Educação Ambiental, música, musicalidade e como estas temáticas podem se integrar. Será discutido o papel das dimensões culturais, educativas, sociais e éticas na formação das relações humanas com a natureza a partir do diálogo com autores como Vigotski, Murray Schafer e Patrícia Pederiva. Além disso, a reflexão abordará como a Educação Ambiental Crítica (EAC) deve focar na apreciação, contemplação e reflexão crítica para criar conexões com a terra e seus seres, e promover a emancipação e consciência social. Por fim, será abordado como a música e musicalidade podem se relacionar com a EAC, para que a conscientização ecológica atravesse o processo de construção da musicalidade, tanto individual como coletiva, e que abrange ações humanas, animais e outras formas da natureza. Este ensaio também dialoga a partir da construção d e um memorial sonoro sobre temas como experiência estética, educação musical e ambiental. Além disso, busca compreender como a atenção sonora pode contribuir para a integração de temas educativos, através da construção da musicalidade dos estudantes, e da valorização da apreciação acima da moralização.
Abstract: This essay reflects on the relationships and some conceptions of Environmental Education, music, musicality and how these themes can be integrated. The role of cultural, educational, social and ethical dimensions in the formation of human relationships with nature will be discussed, starting from a dialogue with authors such as Vygotsky, Murray Schafer and Patrícia Pederiva. Furthermore, the reflection will address how Critical Environmental Education (EAC) should focus on appreciation, contemplation and critical reflection to create connections with the land and its beings, and promote emancipation and social awareness. Finally, it will be discussed how music and musicality can relate to EAC, so that ecological awareness crosses the process of constructing musicality, both individual and collective, and includes human, animal and other forms of nature. This essay also dialogues from the construction of a sound memorial on themes such as aesthetic experience, musical and environmental education. In addition, it seeks to understand how listening can contribute to the integration of educational themes, through the construction of the musicality of the students, and the appreciation beyond moralization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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