Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeticiaDeOliveiraLima_tcc.pdf624,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorLima, Letícia de Oliveira-
dc.identifier.citationLIMA, Letícia de Oliveira. Educação ecomusical: onde música e meio ambiente se encontram. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio reflete sobre as relações e algumas concepções de Educação Ambiental, música, musicalidade e como estas temáticas podem se integrar. Será discutido o papel das dimensões culturais, educativas, sociais e éticas na formação das relações humanas com a natureza a partir do diálogo com autores como Vigotski, Murray Schafer e Patrícia Pederiva. Além disso, a reflexão abordará como a Educação Ambiental Crítica (EAC) deve focar na apreciação, contemplação e reflexão crítica para criar conexões com a terra e seus seres, e promover a emancipação e consciência social. Por fim, será abordado como a música e musicalidade podem se relacionar com a EAC, para que a conscientização ecológica atravesse o processo de construção da musicalidade, tanto individual como coletiva, e que abrange ações humanas, animais e outras formas da natureza. Este ensaio também dialoga a partir da construção d e um memorial sonoro sobre temas como experiência estética, educação musical e ambiental. Além disso, busca compreender como a atenção sonora pode contribuir para a integração de temas educativos, através da construção da musicalidade dos estudantes, e da valorização da apreciação acima da moralização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEducação Ambiental Crítica (EAC)pt_BR
dc.titleEducação ecomusical: onde música e meio ambiente se encontrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T17:15:52Z-
dc.date.available2023-10-18T17:15:52Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36496-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This essay reflects on the relationships and some conceptions of Environmental Education, music, musicality and how these themes can be integrated. The role of cultural, educational, social and ethical dimensions in the formation of human relationships with nature will be discussed, starting from a dialogue with authors such as Vygotsky, Murray Schafer and Patrícia Pederiva. Furthermore, the reflection will address how Critical Environmental Education (EAC) should focus on appreciation, contemplation and critical reflection to create connections with the land and its beings, and promote emancipation and social awareness. Finally, it will be discussed how music and musicality can relate to EAC, so that ecological awareness crosses the process of constructing musicality, both individual and collective, and includes human, animal and other forms of nature. This essay also dialogues from the construction of a sound memorial on themes such as aesthetic experience, musical and environmental education. In addition, it seeks to understand how listening can contribute to the integration of educational themes, through the construction of the musicality of the students, and the appreciation beyond moralization.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.