Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Lima, Letícia de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Letícia de Oliveira. Educação ecomusical: onde música e meio ambiente se encontram. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensaio reflete sobre as relações e algumas concepções de Educação Ambiental, música,
musicalidade e como estas temáticas podem se integrar. Será discutido o papel das dimensões
culturais, educativas, sociais e éticas na formação das relações humanas com a natureza a partir
do diálogo com autores como Vigotski, Murray Schafer e Patrícia Pederiva. Além disso, a
reflexão abordará como a Educação Ambiental Crítica (EAC) deve focar na apreciação,
contemplação e reflexão crítica para criar conexões com a terra e seus seres, e promover a
emancipação e consciência social. Por fim, será abordado como a música e musicalidade podem
se relacionar com a EAC, para que a conscientização ecológica atravesse o processo de
construção da musicalidade, tanto individual como coletiva, e que abrange ações humanas,
animais e outras formas da natureza. Este ensaio também dialoga a partir da construção d e um
memorial sonoro sobre temas como experiência estética, educação musical e ambiental. Além
disso, busca compreender como a atenção sonora pode contribuir para a integração de temas
educativos, através da construção da musicalidade dos estudantes, e da valorização da
apreciação acima da moralização. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Ambiental Crítica (EAC) | pt_BR |
dc.title | Educação ecomusical: onde música e meio ambiente se encontram | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:15:52Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:15:52Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36496 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This essay reflects on the relationships and some conceptions of Environmental Education,
music, musicality and how these themes can be integrated. The role of cultural, educational,
social and ethical dimensions in the formation of human relationships with nature will be
discussed, starting from a dialogue with authors such as Vygotsky, Murray Schafer and Patrícia
Pederiva. Furthermore, the reflection will address how Critical Environmental Education
(EAC) should focus on appreciation, contemplation and critical reflection to create connections
with the land and its beings, and promote emancipation and social awareness. Finally, it will be
discussed how music and musicality can relate to EAC, so that ecological awareness crosses
the process of constructing musicality, both individual and collective, and includes human,
animal and other forms of nature. This essay also dialogues from the construction of a sound
memorial on themes such as aesthetic experience, musical and environmental education. In
addition, it seeks to understand how listening can contribute to the integration of educational
themes, through the construction of the musicality of the students, and the appreciation beyond
moralization. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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