Título: | O viés racista na educação infantil pública: um exemplo de abordagem antirracista no CEI 01 São Sebastião – Distrito Federal |
Autor(es): | Passos, Ingrid Ramos |
Orientador(es): | Nascimento, Renata Melo Barbosa do |
Assunto: | Crianças Racismo Educação Educação antirracista Educação étnico-racial |
Data de apresentação: | 24-Fev-2023 |
Data de publicação: | 18-Out-2023 |
Referência: | PASSOS, Ingrid Ramos. O viés racista na educação infantil pública: um exemplo de abordagem antirracista no CEI 01 São Sebastião – Distrito Federal. 2023. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre as relações das crianças na
educação básica, e entender como o fato de ser uma pessoa negra, historicamente, é motivo de
segregação e falta de oportunidades desde muito cedo dentro de uma lógica racista que permeia
nossa cultura a partir do Projeto CEI 01 de São Sebastião - DF. Será apresentado o projeto
especial de uma escola no Distrito Federal que põe em prática o estabelecido pela Lei 10.639/03
que trouxe a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana na
Educação Básica, bem como, se demonstrará como a escola se tornou um modelo inspirador
para as redes de ensino do país. As reflexões estão articuladas com a bibliografia a partir de
textos e autores voltados para o tema. |
Abstract: | This work aims to understand and reflect on the relationships of children in basic education,
and to understand how the fact of being a black person, historically, is a reason for segregation
and lack of opportunities from a very early age within a racist logic that permeates our culture.
from Project CEI 01 of São Sebastião - DF. The special project of a school in the Federal
District will be presented, which puts into practice what was established by Law 10.639/03,
which made the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture mandatory in
Basic Education, as well as, it will be demonstrated how the school is became an inspiring
model for the country's educational networks. The reflections are articulated with the
bibliography from texts and authors focused on the theme. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.