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dc.contributor.advisorNascimento, Renata Melo Barbosa do-
dc.contributor.authorPassos, Ingrid Ramos-
dc.identifier.citationPASSOS, Ingrid Ramos. O viés racista na educação infantil pública: um exemplo de abordagem antirracista no CEI 01 São Sebastião – Distrito Federal. 2023. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre as relações das crianças na educação básica, e entender como o fato de ser uma pessoa negra, historicamente, é motivo de segregação e falta de oportunidades desde muito cedo dentro de uma lógica racista que permeia nossa cultura a partir do Projeto CEI 01 de São Sebastião - DF. Será apresentado o projeto especial de uma escola no Distrito Federal que põe em prática o estabelecido pela Lei 10.639/03 que trouxe a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana na Educação Básica, bem como, se demonstrará como a escola se tornou um modelo inspirador para as redes de ensino do país. As reflexões estão articuladas com a bibliografia a partir de textos e autores voltados para o tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordEducação étnico-racialpt_BR
dc.titleO viés racista na educação infantil pública: um exemplo de abordagem antirracista no CEI 01 São Sebastião – Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T17:14:39Z-
dc.date.available2023-10-18T17:14:39Z-
dc.date.submitted2023-02-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36493-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to understand and reflect on the relationships of children in basic education, and to understand how the fact of being a black person, historically, is a reason for segregation and lack of opportunities from a very early age within a racist logic that permeates our culture. from Project CEI 01 of São Sebastião - DF. The special project of a school in the Federal District will be presented, which puts into practice what was established by Law 10.639/03, which made the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture mandatory in Basic Education, as well as, it will be demonstrated how the school is became an inspiring model for the country's educational networks. The reflections are articulated with the bibliography from texts and authors focused on the theme.pt_BR
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