Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Barros, Heloane Francelli Melo | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Heloane Francelli Melo. Desafios e descobertas do início da docência em escolas particulares do
Distrito Federal. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como problema de pesquisa as dificuldades enfrentadas e as descobertas
pertinentes ao início da docência, por professores que atuam em escolas particulares nos
anos iniciais do Distrito Federal e possuem até cinco anos de regência, período apontado
por Tardif(2002, p.51) para a consolidação da carreira. Realizamos um estudo bibliográfico
sobre o início da carreira, suas problemáticas e inquietações, e através de um questionário
articulado entre questões abertas, fechadas e dependentes identificamos o perfil dos
sujeitos da pesquisa, por fim, a partir de uma análise de conteúdo e questionários
realizados, identificamos os principais desafios, dificuldades, descobertas e conquistas
enfrentadas por estes professores e professoras. Conseguimos identificar que os principais
desafios e dificuldades apontados por eles são: avaliar o processo de aprendizagem;
estabelecer comunicação com os pais dos alunos; identificar as necessidades educacionais
dos alunos; lidar com as diferenças individuais dos alunos; e estabelecer relação
teoria-prática. Já entre as descobertas apontadas por estes professores estão a relação
professor-aluno; autonomia; carinho dos alunos; o prazer em ensinar e em lidar com o
conhecimento; possibilidade da criatividade pedagógica; e realização pessoal. Entre os
aspectos negativos da profissão estão o desgaste emocional e a baixa remuneração, e os
aspectos positivos são a carga horária e a oferta do mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas particulares | pt_BR |
dc.title | Desafios e descobertas do início da docência em escolas particulares do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:14:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:14:12Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36492 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has as a research problem the difficulties encountered and the discoveries
important to the beginning of teaching profession, by teachers who work in private schools
in the early years of the Federal District and until to five years of regency, period mentioned
out by Tardif(2002, p.51) for career consolidation. We carried out a bibliographical study on
the beginning of the career, the problems and concerns, and through a questionnaire
organized between questions open, closed and dependent, we identified the profile of the
research subjects, lastly, as of a content analysis and questionnaires carried out, we
identified the main challenges, difficulties, discoveries and conquests encountered by these
professors. We managed to identify that the main challenges and difficulties pointed out by
them are: assess the learning process; establish communication with the students' parents;
identify students' educational needs; dealing with students' individual differences; and
establish a theory-practice connection. Among the findings pointed out by these teachers are
the teacher-student relationship; autonomy; students' affection; pleasure in teaching and
dealing with knowledge; possibility of pedagogical creativity; and personal fulfillment. Among
the negative aspects of the profession are emotional exhaustion and low pay, and the
positive aspects are the workload and the supply of the labor market. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|