Título: | O transporte escolar rural como política pública no Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Fabíola Correia da Costa e |
Orientador(es): | Rocha, Maria Zélia Borba |
Assunto: | Políticas públicas Políticas públicas educacionais Transporte escolar Transporte escolar rural |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 18-Out-2023 |
Referência: | SILVA, Fabíola Correia da Costa e. O transporte escolar rural como política pública no Distrito Federal. 2023. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta monografia tem como tema as políticas públicas. O objeto estudado é o
transporte escolar rural, por isso problema de pesquisa que norteou a investigação
é: o transporte escolar rural, no Distrito Federal, no período de 2020 a 2022,
impactou na diminuição da evasão escolar rural no Ensino Fundamental público? O
arcabouço teórico-metodológico usado iniciou-se com a revisão de literatura em
políticas públicas, a determinação do método dialético como fundamentação teórica
e a realização da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa empírica foi
realizada por intermédio do método estatístico de amostragem aleatória para a
determinação da amostra de escolas rurais a serem pesquisadas e com a aplicação
de questionário para o grupo da família e a aplicação de formulários aos
profissionais da educação. Foram utilizadas, também, duas técnicas de pesquisas: a
análise de conteúdos por categorização e a análise de dados empíricos. A pesquisa
apontou que o serviço transporte escolar rural do Distrito Federal consegue atingir
seu objetivo, ao garantir o acesso dos discentes à escola, permitindo a frequência
escolar adequada aos alunos, principalmente da população que, historicamente,
evade da escola, permaneça na jornada escolar. Além disso, segundo a percepção
das pessoas pesquisadas, o transporte escolar rural contribui para a diminuição da
evasão escolar na medida em que garante o acesso seguro à escola,
cotidianamente, e permite que o discente chegue mais disposto melhorando o
processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This monograph has as its theme public policies. The object studied is rural
school transport, so the research problem that guided the investigation is: does rural
school transport, in the Federal District, from 2020 to 2022, impact on the reduction
of rural school dropout in public Elementary School? The theoretical-methodological
framework used began with a review of the literature on public policies, the
determination of the dialectical method as a theoretical foundation and the carrying
out of bibliographical and documental research. The empirical research was carried
out through the statistical method of random sampling to determine the sample of
rural schools to be researched and with the application of a questionnaire to the
family group and the application of forms to education professionals. Two research
techniques were also used: content analysis by categorization and empirical data
analysis. The research pointed out that the rural school transport service in the
Federal District manages to achieve its objective, by guaranteeing the access of
students to school, allowing adequate school attendance, especially for the
population that, historically, evades school, remains on the school day. In addition, it
contributes to the reduction of school dropouts, as it guarantees safe access to
school on a daily basis, and allows students to arrive more willingly, improving the
teaching and learning process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Políticas Públicas e Gestão Educacional, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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