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dc.contributor.advisorRocha, Maria Zélia Borba-
dc.contributor.authorSilva, Fabíola Correia da Costa e-
dc.identifier.citationSILVA, Fabíola Correia da Costa e. O transporte escolar rural como política pública no Distrito Federal. 2023. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Políticas Públicas e Gestão Educacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como tema as políticas públicas. O objeto estudado é o transporte escolar rural, por isso problema de pesquisa que norteou a investigação é: o transporte escolar rural, no Distrito Federal, no período de 2020 a 2022, impactou na diminuição da evasão escolar rural no Ensino Fundamental público? O arcabouço teórico-metodológico usado iniciou-se com a revisão de literatura em políticas públicas, a determinação do método dialético como fundamentação teórica e a realização da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa empírica foi realizada por intermédio do método estatístico de amostragem aleatória para a determinação da amostra de escolas rurais a serem pesquisadas e com a aplicação de questionário para o grupo da família e a aplicação de formulários aos profissionais da educação. Foram utilizadas, também, duas técnicas de pesquisas: a análise de conteúdos por categorização e a análise de dados empíricos. A pesquisa apontou que o serviço transporte escolar rural do Distrito Federal consegue atingir seu objetivo, ao garantir o acesso dos discentes à escola, permitindo a frequência escolar adequada aos alunos, principalmente da população que, historicamente, evade da escola, permaneça na jornada escolar. Além disso, segundo a percepção das pessoas pesquisadas, o transporte escolar rural contribui para a diminuição da evasão escolar na medida em que garante o acesso seguro à escola, cotidianamente, e permite que o discente chegue mais disposto melhorando o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordTransporte escolarpt_BR
dc.subject.keywordTransporte escolar ruralpt_BR
dc.titleO transporte escolar rural como política pública no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T17:13:49Z-
dc.date.available2023-10-18T17:13:49Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36491-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This monograph has as its theme public policies. The object studied is rural school transport, so the research problem that guided the investigation is: does rural school transport, in the Federal District, from 2020 to 2022, impact on the reduction of rural school dropout in public Elementary School? The theoretical-methodological framework used began with a review of the literature on public policies, the determination of the dialectical method as a theoretical foundation and the carrying out of bibliographical and documental research. The empirical research was carried out through the statistical method of random sampling to determine the sample of rural schools to be researched and with the application of a questionnaire to the family group and the application of forms to education professionals. Two research techniques were also used: content analysis by categorization and empirical data analysis. The research pointed out that the rural school transport service in the Federal District manages to achieve its objective, by guaranteeing the access of students to school, allowing adequate school attendance, especially for the population that, historically, evades school, remains on the school day. In addition, it contributes to the reduction of school dropouts, as it guarantees safe access to school on a daily basis, and allows students to arrive more willingly, improving the teaching and learning process.pt_BR
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