Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EmanuelLucasXimenesLeal.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As ferramentas de gestão participativa e controle social : uma avaliação do projeto de orçamento participativo como política pública na Cidade Estrutural-DF
Autor(es): Leal, Emanuel Lucas Ximenes
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Orçamento participativo
Orçamento público
Administração pública - participação do cidadão
Controle social
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 29-Mai-2012
Referência: LEAL, Emanuel Lucas Ximenes. As ferramentas de gestão participativa e controle social: uma avaliação do projeto de orçamento participativo como política pública na Cidade Estrutural-DF. 2011. 182 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O Orçamento Participativo, entre uma das ferramentas da Gestão Participativa, surgiu no Brasil como uma forma de efetivo controle social, garantindo maior qualidade às informações prestadas pelo Estado, e possibilitando à sociedade civil escolher o destino dos investimentos públicos. É uma nova etapa do processo de planejamento governamental, como determinação dos problemas básicos a serem solucionados. É uma experiência promissora que se expandiu pelo país e pelo mundo. Sendo assim, esse estudo objetiva por meio da análise de modelos existentes em municípios brasileiros e do modelo antecessor no Distrito Federal, identificar a implementação do modelo atual como política pública de inclusão sociopolítica, levantando considerações sobre a participação da população e a percepção da efetividade da ferramenta na Cidade Estrutural. Essa é uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de análise exploratória com elementos descritivos. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura sobre o tema, além de investigar em documentos as experiências analisadas e realizar entrevistas com moradores, líderes comunitários e gestores públicos locais para avaliar a percepção e o estado atual do projeto do Orçamento Participativo. Aplicou-se o método da identificação das fases do Processo do OP em conjunto com a análise das arenas de decisão no associativismo comunitário propostas por Cláudio de Jesus. Ao final constataram-se diversas dificuldades ainda encontradas na implementação do projeto do Orçamento Participativo na Cidade Estrutural, principalmente no arranjo do seu desenho institucional para a escolha e deliberação de prioridades, como da divergência política e associativa na própria comunidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons