Título: | Skate e socioeducação : uma análise sobre oficinas de skate no atendimento socioeducativo |
Autor(es): | Laroqui, Rodrigo |
Orientador(es): | Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira |
Assunto: | Sistema socioeducativo Skate (Esporte) Adolescentes em privação de liberdade Medidas socioeducativas |
Data de apresentação: | 21-Jul-2023 |
Data de publicação: | 4-Out-2023 |
Referência: | LAROQUI, Rodrigo. Skate e socioeducação: uma análise sobre oficinas de skate no atendimento socioeducativo. 2023. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir a pertinência da prática de skate com adolescentes em
cumprimento de medida socioeducativa. Apoiado no paradigma jurídico da Doutrina da
Proteção Integral, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) traz uma
nova abordagem para lidar com esse público. A afirmação de seus pressupostos
ético-pedagógicos continua esbarrando em ideologias, práticas e concepções punitivistas e
preconceituosas, que têm suas raízes históricas no menorismo. O skate carrega
particularidades que podem ser exploradas de maneira estratégica no sistema socioeducativo.
A apropriação de sua cultura pode suscitar aspectos positivos para esses adolescentes, como a
ampliação da leitura do espaço urbano e das formas de transitar por ele, a sociabilidade e o
fortalecimento de vínculos, o desenvolvimento da coordenação motora, a autoestima, o
equilíbrio, e a persistência diante de desafios. As possibilidades educacionais com o uso do
skate são inúmeras, e sua aproximação com o sistema socioeducativo é discutida tendo como
base algumas ações desenvolvidas em São Paulo e no Distrito Federal. |
Abstract: | This work aims to discuss the pertinence of skateboarding with teenagers in socio-educational
system. Supported by the legal paradigm of the Doctrine of Integral Protection, the National
System of Socio-Educational Assistance brings a new approach to dealing with this public,
and the affirmation of its ethical-pedagogical assumptions continues to collide with punitive
and prejudiced ideologies, practices and conceptions, which have their historical roots in
Minorism. Skateboarding carries particularities that can be strategically explored in the
socio-educational system. The appropriation of their culture can bring about positive aspects
for these adolescents, such as the expansion of the perception of the urban space and the ways
of transiting through it, sociability and the strengthening of bonds, the development of motor
coordination, self-esteem, balance and persistence. The educational possibilities with the use
of skateboarding are countless, and its approximation with the socio-educational system is
discussed based on some actions developed in São Paulo and in the Federal District, Brazil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.