Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ThayaneGomesDaSilva_tcc.pdf784,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Afetividade e construção de identidade docente : autoetnografia de uma graduanda em Letras Inglês
Autor(es): Silva, Thayane Gomes da
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino
Etnografia
Identidade social
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: SILVA, Thayane Gomes da. Afetividade e construção de identidade docente: autoetnografia de uma graduanda em Letras Inglês. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa de cunho autoetnográfico teve como objetivos principais identificar e discutir criticamente as experiências afetivas que permearam a minha aprendizagem e ensino de língua inglesa. Além disso, ao longo do meu trabalho discuto de que maneira as minhas experiências como professora durante a graduação contribuíram para a minha identificação com a docência e a forma como me sinto ao ensinar inglês. Para esta autoetnografia, realizei conversas com quatro colegas de curso, em que elas compartilharam suas próprias experiências como aprendizes e professoras do idioma. Dessa maneira, conectei meus relatos pessoais com as falas das participantes e teorias relevantes nas temáticas discutidas. Através da minha pesquisa foi identificado o predomínio de ansiedade nas minhas experiências e que as práticas de ensino durante a graduação foram importantes para a construção da minha identidade docente.
Abstract: This autoethnographic research aims at identifying and discussing critically the affective experiences that were part of my learning and teaching of English. In addition to that, throughout my work, I discuss how my experiences during graduation contributed to my identification as a teacher and the way I feel regarding teaching English. Also, for this autoethnography, I had conversations with four colleagues and they shared their experiences as language learners and teachers. Therefore, I connected my accounts and participants' narratives with relevant theories about the themes discussed. Through my research, I identified the predominance of anxiety in my experiences and verified how the teaching practices during undergraduation were essential for the construction of my teacher identity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.