Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Rosana César de Arruda | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Elaíne Costa | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Elaíne Costa. O papel da supervisora pedagógica em uma escola pública do Distrito Federal. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo foi desenvolvido no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da
Universidade de Brasília (UnB) como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo
geral foi analisar o papel da supervisora pedagógica na organização do trabalho, na
coordenação pedagógica de uma escola pública do Distrito Federal. Para tal, optou-se pela
pesquisa de abordagem qualitativa, com um estudo de caso, em uma escola do Ensino
Fundamental I, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Inicialmente foi contextualizada
uma breve teorização sobre a supervisão pedagógica na escola básica, em seguida
aprofundou-se sobre o supervisor escolar na gestão da escola pública e o projeto políticopedagógico, por fim foi abordado o supervisor escolar na organização do trabalho
pedagógico. Os estudiosos e pesquisadores Fernandes (2007, 2010), Fernandes e Soares
(2018), Ferreira (2018), Nascimento (2020), Pastore (2020), Paz (2020), Souza (2019), Villas
Boas (2002) e documentos elaborados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal fizeram parte das referências teóricas. Dentre os resultados do estudo algumas
sinalizações foram feitas, como a falta de compreensão acerca do papel da supervisão
pedagógica, por parte de alguns profissionais e, também, o que a escola faz e precisa avançar,
a escola ainda não faz, mas precisa fazer e o que a escola avançou.
Assim, concluímos que o papel da supervisão pedagógica exige um trabalho coletivo, seja nas
coordenações pedagógicas na escola ou em cursos de formação, em prol da valorização da
carreira docente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.title | O papel da supervisora pedagógica em uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T15:00:31Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29T15:00:31Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36206 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study was developed in the Pedagogy course at the Faculty of Education of the
University of Brasília (UnB) as a Course Completion Work (TCC). The general objective was
to analyze the role of the pedagogical supervisor in the organization of work, in the
pedagogical coordination of a public school in the Federal District. For this, a qualitative
research approach was chosen, with a case study, in an Elementary School I, of the public
education network of the Federal District. Initially, a brief theorization on pedagogical
supervision in primary school was contextualized, then the school supervisor in public school
management and the political-pedagogical project was discussed in depth, and finally the
school supervisor in the organization of pedagogical work was approached. Scholars and
researchers Fernandes (2007, 2010), Fernandes e Soares (2018), Ferreira (2018), Nascimento
(2020), Pastore (2020), Paz (2020), Souza (2019), Villas Boas (2002) and documents
prepared by the State Department of Education of the Federal District were part of the
theoretical references. Among the results of the study, some indications were made, such as
the lack of understanding about the role of pedagogical supervision, on the part of some
professionals, and also, what the school does and needs to advance, the school still does not
do but it needs to do and what the school has done. Thus, we conclude that the role of
pedagogical supervision requires collective work, whether in pedagogical coordination at
school or in training courses, in favor of valuing the teaching career. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|