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dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorCavalcante, Elaíne Costa-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Elaíne Costa. O papel da supervisora pedagógica em uma escola pública do Distrito Federal. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo geral foi analisar o papel da supervisora pedagógica na organização do trabalho, na coordenação pedagógica de uma escola pública do Distrito Federal. Para tal, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, com um estudo de caso, em uma escola do Ensino Fundamental I, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Inicialmente foi contextualizada uma breve teorização sobre a supervisão pedagógica na escola básica, em seguida aprofundou-se sobre o supervisor escolar na gestão da escola pública e o projeto políticopedagógico, por fim foi abordado o supervisor escolar na organização do trabalho pedagógico. Os estudiosos e pesquisadores Fernandes (2007, 2010), Fernandes e Soares (2018), Ferreira (2018), Nascimento (2020), Pastore (2020), Paz (2020), Souza (2019), Villas Boas (2002) e documentos elaborados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal fizeram parte das referências teóricas. Dentre os resultados do estudo algumas sinalizações foram feitas, como a falta de compreensão acerca do papel da supervisão pedagógica, por parte de alguns profissionais e, também, o que a escola faz e precisa avançar, a escola ainda não faz, mas precisa fazer e o que a escola avançou. Assim, concluímos que o papel da supervisão pedagógica exige um trabalho coletivo, seja nas coordenações pedagógicas na escola ou em cursos de formação, em prol da valorização da carreira docente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.titleO papel da supervisora pedagógica em uma escola pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T15:00:31Z-
dc.date.available2023-09-29T15:00:31Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36206-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The present study was developed in the Pedagogy course at the Faculty of Education of the University of Brasília (UnB) as a Course Completion Work (TCC). The general objective was to analyze the role of the pedagogical supervisor in the organization of work, in the pedagogical coordination of a public school in the Federal District. For this, a qualitative research approach was chosen, with a case study, in an Elementary School I, of the public education network of the Federal District. Initially, a brief theorization on pedagogical supervision in primary school was contextualized, then the school supervisor in public school management and the political-pedagogical project was discussed in depth, and finally the school supervisor in the organization of pedagogical work was approached. Scholars and researchers Fernandes (2007, 2010), Fernandes e Soares (2018), Ferreira (2018), Nascimento (2020), Pastore (2020), Paz (2020), Souza (2019), Villas Boas (2002) and documents prepared by the State Department of Education of the Federal District were part of the theoretical references. Among the results of the study, some indications were made, such as the lack of understanding about the role of pedagogical supervision, on the part of some professionals, and also, what the school does and needs to advance, the school still does not do but it needs to do and what the school has done. Thus, we conclude that the role of pedagogical supervision requires collective work, whether in pedagogical coordination at school or in training courses, in favor of valuing the teaching career.pt_BR
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