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Título: O bloco inicial de alfabetização e seus desafios de avaliação
Autor(es): Silva, Darla Maciel
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Bloco Inicial de Alfabetização (BIA)
Alfabetização - diretrizes pedagógicas
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Educação - avaliação
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 29-Set-2023
Referência: SILVA, Darla Maciel. O bloco inicial de alfabetização e seus desafios de avaliação. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) é a proposta pedagógica de organização do ensino fundamental de 9 anos para a alfabetização no Distrito Federal, implantada incialmente em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Esta pesquisa se propôs a apontar os principais desafios da avaliação no BIA, através da análise de trabalhos acadêmicos que tratam da avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização na perspectiva das diretrizes e de professores e alunos, a fim de manifestar os empasses que estão presentes no BIA. No primeiro momento deste trabalho foi-se realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento e implantação do BIA e de sua proposta avaliativa, se deleitando das concepções das autoras Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Edileuza Fernandes da Silva, além do documento de Diretrizes Pedagógicas Para Organização Escolar Do 2º Ciclo Para As Aprendizagens: Bia e 2º Bloco. No segundo momento desta pesquisa, foi delineado um estado do conhecimento a respeito dos desafios de avaliação no BIA, através da busca e seleção de artigos, teses, dissertações e monografias na plataforma do Google Acadêmico que resultou em um apontamento dos desafios encontrados ao longo dos anos. Portanto, esta pesquisa foi realizada com uma busca na base de dados do Google Acadêmico, utilizando como descritores as palavras “Avaliação” “Bloco Inicial de Alfabetização” com recorte de tempo de 2005-2022 que se justifica pelo período de implementação do BIA até os dias atuais, que resultou em diversos desafios que vão desde o ano de sua implantação até os dias atuais.
Abstract: The Initial Literacy Block (ILB), is the pedagogical proposal of organization of the 9-year elementary school for literacy, initially implemented in 2005 by the State Department of Education of the Federal District (SDEFD). This research aimed to point out the main challenges of evaluation in ILB, through the analysis of academic papers that deal with the evaluation in the Initial Literacy Block from the perspective of the guidelines and teachers and students, in order to manifest the empasses that are present in the ILB. At the first moment of t his work was bibliographic research on the emergence and implementation of the BIA and its evaluative proposal, dethinking the authors' conceptions Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Edileuza Fernandes da Silva, beyond the document Diretrizes Pedagógicas Para Organização Escolar Do 2º Ciclo Para As Aprendizagens: Bia e 2º Bloco. In the second moment of this research, a state of knowledge about the evaluation challenges in ILB was delineated, through the search and selection of articles, theses, dissertations and monographs on the Google Scholar platform which resulted in an appointment of the challenges encountered over the years. Therefore, this research was carried out performed with a search in the Google Scholar database, using as descriptors the words “Evaluation” “Initial Literacy Block” 2005-2022 that is justified by the implementation period of the ILB to the present day, which has resulted in several challenges ranging from the year of its implementation to the present day.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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