Título: | O bloco inicial de alfabetização e seus desafios de avaliação |
Autor(es): | Silva, Darla Maciel |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) Alfabetização - diretrizes pedagógicas Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) Educação - avaliação |
Data de apresentação: | 17-Fev-2023 |
Data de publicação: | 29-Set-2023 |
Referência: | SILVA, Darla Maciel. O bloco inicial de alfabetização e seus desafios de avaliação. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) é a proposta pedagógica de organização do
ensino fundamental de 9 anos para a alfabetização no Distrito Federal, implantada
incialmente em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
(SEDF). Esta pesquisa se propôs a apontar os principais desafios da avaliação no
BIA, através da análise de trabalhos acadêmicos que tratam da avaliação no Bloco
Inicial de Alfabetização na perspectiva das diretrizes e de professores e alunos, a fim
de manifestar os empasses que estão presentes no BIA. No primeiro momento deste
trabalho foi-se realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento e implantação
do BIA e de sua proposta avaliativa, se deleitando das concepções das autoras
Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Edileuza Fernandes da Silva, além do
documento de Diretrizes Pedagógicas Para Organização Escolar Do 2º Ciclo Para As
Aprendizagens: Bia e 2º Bloco. No segundo momento desta pesquisa, foi delineado
um estado do conhecimento a respeito dos desafios de avaliação no BIA, através da
busca e seleção de artigos, teses, dissertações e monografias na plataforma do
Google Acadêmico que resultou em um apontamento dos desafios encontrados ao
longo dos anos. Portanto, esta pesquisa foi realizada com uma busca na base de
dados do Google Acadêmico, utilizando como descritores as palavras “Avaliação”
“Bloco Inicial de Alfabetização” com recorte de tempo de 2005-2022 que se justifica
pelo período de implementação do BIA até os dias atuais, que resultou em diversos
desafios que vão desde o ano de sua implantação até os dias atuais. |
Abstract: | The Initial Literacy Block (ILB), is the pedagogical proposal of organization of
the 9-year elementary school for literacy, initially implemented in 2005 by the State
Department of Education of the Federal District (SDEFD). This research aimed to point
out the main challenges of evaluation in ILB, through the analysis of academic papers
that deal with the evaluation in the Initial Literacy Block from the perspective of the
guidelines and teachers and students,
in order to manifest the empasses that are present in the ILB. At the first moment of t
his work was bibliographic research on the emergence and implementation of the BIA
and its evaluative proposal, dethinking the authors' conceptions Benigna Maria de
Freitas Villas Boas e Edileuza Fernandes da Silva, beyond the document Diretrizes
Pedagógicas Para Organização Escolar Do 2º Ciclo Para As Aprendizagens: Bia e 2º
Bloco. In the second moment of this research, a state of knowledge about the
evaluation challenges in ILB was delineated, through the search and selection of
articles, theses, dissertations and monographs on the Google Scholar platform which
resulted in an appointment of the challenges encountered over the years. Therefore,
this research was carried out performed with a search in the Google Scholar database,
using as descriptors the words “Evaluation” “Initial Literacy Block” 2005-2022 that is
justified by the implementation period of the ILB to the present day, which has resulted
in several challenges ranging from the year of its implementation to the present day. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.